Topo

Rafael Reis

Do México a asiáticos: quem pode se classificar para a Copa nesta Data Fifa

Rafael Reis

28/08/2017 04h00

Rússia, Brasil e Irã. Somente essas três seleções já estão garantidas na próxima edição da Copa do Mundo. Mas a situação está prestes a mudar radicalmente.

Até o dia 5 de setembro, o Mundial-2018 deve conhecer uma parte considerável das 32 equipes que irão disputar entre junho e julho o posto de melhor seleção do planeta.

As eliminatórias da Copa da Rússia estão se aproximando da reta final e terão rodadas decisivas nesta Data Fifa. Rodadas que revelarão vários dos companheiros de russos, brasileiros e iranianos.

Preparamos abaixo um guia completo mostrando as seleções que podem comemorar já nos próximos dias a classificação para o Mundial-2018.

CONMEBOL (AMÉRICA DO SUL)

A seleção mais perto da classificação é a Colômbia. Se derrotar Venezuela e Brasil, seus adversários das próximas semanas, a equipe de James Rodríguez terá uma possibilidade razoável de se garantir no Mundial já nesta Data Fifa. Uruguai e Chile também têm chances matemáticas de conquistar a vaga antecipadamente. No entanto, dependem de improváveis e complicadas combinações de resultados.

CONCACAF (AMÉRICAS DO NORTE E CENTRAL)

O México está a um passo da vaga. O time dirigido por Juan Carlos Osorio conseguirá a classificação com antecedência se somar quatro pontos ante Panamá e Costa Rica –pode selar a ida para a Rússia mesmo se perder uma das partidas. Costarriquenos e norte-americanos também podem sair da Data Fifa com o passaporte carimbado, mas as chances são consideravelmente menores.

UEFA (EUROPA)

Cinco dos nove líderes dos grupos das eliminatórias europeias podem selar a classificação em setembro: Suíça, Alemanha, Polônia, Inglaterra e Bélgica. Mas, na prática, poloneses, alemães e belgas são os que possuem chances mais altas de selarem a ida para a Rússia já nos próximos dias.

CAF (ÁFRICA)

A seleção com maior possibilidade de conseguir a vaga antecipada é a Nigéria, líder do Grupo B das eliminatórias africanas. Se vencer as duas partidas contra Camarões e nem Argélia nem Zâmbia ganharem os dois confrontos diretos entre as outras equipes da chave, o time medalhista de ouro em Atlanta-1996 estará na Copa. O Egito, primeiro colocado do Grupo E, tem uma situação semelhante e também já pode se classificar.

AFC (ÁSIA)

A Ásia conhecerá nesta Data Fifa suas três seleções que farão companhia ao Irã na Rússia-2018 e também os dois times que irão para a repescagem. Sete países ainda estão na briga por vaga direta para a Copa: Coreia do Sul, Uzbequistão, Síria, Japão, Arábia Saudita, Austrália e Emirados Árabes. Devido aos confrontos das últimas rodadas, Japoneses, uzbeques e sauditas têm um ligeiro favoritismo.

OFC (OCEANIA)

O continente menos expressivo no mundo do futebol não tem nenhuma vaga direta na Copa e classifica um time para disputar a repescagem. Nova Zelândia e Ilhas Salomão jogam nos dias 1º e 5 de setembro pelo direito de enfrentar o quinto colocado das eliminatórias da Conmebol e continuar sonhando com uma pouco provável classificação para o Mundial.


Mais de Seleções:

– Tentáculos do Qatar no futebol vão muito além de Neymar, PSG e Copa
– Como obsessão de Löw salvou a Alemanha da "maldição dos campeões mundiais"
– Final da C. das Confederações pode tirar Brasil do topo de ranking da Fifa
– 5 seleções que estão próximas da classificação para a Copa do Mundo-2018

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.