Topo

Rafael Reis

Zagueiro Gil fala em retorno ao Brasil, mas nega prioridade do Corinthians

Rafael Reis

14/08/2017 04h00

O zagueiro Gil passou três anos no Corinthians, foi campeão brasileiro por lá e chegou à seleção brasileira enquanto vestia o uniforme alvinegro. Mas isso não significa que o clube paulista tenha alguma prioridade em um possível repatriamento do jogador.

Com contrato com o Shandong Luneng até o fim de 2019, o hoje defensor do Shandong Luneng não esconde que deseja retornar ao futebol brasileiro depois do encerramento do seu vínculo: "Pretendo um dia voltar ao Brasil. É meu país, onde vivi grandes momentos". Só que não acha que o líder da Série A seja seu destino quase que obrigatório.

"É óbvio que o carinho pelo Corinthians é muito grande. Tenho grandes amigos lá e, sempre que posso, procuro visitar. É sempre bom encontrar o pessoal, afinal de contas, foram três anos juntos. Procuro acompanhar também. Apesar do fuso, a gente dá um jeito de estar de olho e torcer pelos amigos. Mas não posso falar em prioridade, pois no futebol as coisas acontecem muito rapidamente", disse o zagueiro, em entrevista realizada no início da semana passada, antes da convocação da seleção para a próxima rodada das eliminatórias da Copa-2018.

Gil foi um dos quatro jogadores corintianos que deixaram o clube logo depois da conquista do Brasileiro-2015 para atuar na China. Jadson já retornou ao Itaquerão, enquanto o zagueiro, Ralf e Renato Augusto continuam no Oriente.

"Temos um carreira curta e precisamos ter estabilidade. Mas também temos de pensar no desempenho. O Shandong pagou a multa ao Corinthians e foi algo muito bom para o clube. Um clube que fiquei por três anos, pelo qual tenho um grande carinho, onde conquistei títulos e ainda pude ajudar financeiramente. Foi um projeto bom para todos."

O defensor já acumula mais de 60 partidas pelo Shandong, clube que também conta com Diego Tardelli e Graziano Pellé, ex-seleção italiana. O time viveu um sufoco na temporada passada e até lutou contra o rebaixamento, mas atualmente faz bela campanha e ocupa a terceira colocação da Superliga Chinesa.

Mesmo distante da elite do futebol mundial, Gil faz parte dos jogadores que estão no radar de Tite. Apesar de não ter sido convocado para as partidas contra Equador e Colômbia, o atleta de 30 anos fez parte das listas do treinador desde que chegou ao cargo, no ano passado.

"Acho que isso [preconceito] já passou e temos vários atletas jogando na China e representando suas seleções. Acho que as convocações do Tite têm respondido a quem ainda duvida. Ou alguém ainda discorda de Renato Augusto e Paulinho na seleção? Acho que não. Isso foi no começo. Hoje, não creio que alguém ainda tenha dúvidas dos que estão sendo chamados, seja da China ou de qualquer outro país."


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– 7 crias do Botafogo que estão bombando (ou se deram mal) fora do Brasil
– 1º brasileiro no PSG perdeu tudo e teve de vender até medalha da Copa-1970
– 7 crias do Vasco que estão bombando (ou se perderam) fora do Brasil
– Recordista, Neymar foi mais caro que custo de elenco de 18 times do Francês

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.