Topo

Rafael Reis

Infarto do pai mudou a história de sombra brasileira de Casillas

Rafael Reis

30/07/2017 04h00

O espanhol Iker Casillas, um dos melhores goleiros do planeta neste século, terá pela frente uma sombra brasileira na meta do Porto nesta temporada.

Uma sombra que teve a carreira transformada pelo infarto do pai na adolescência e que precisou lidar com a solidão para construir uma história digna de defender um dos maiores clubes de Portugal.

Vaná, 26, vivia no Paraná junto com seu irmão mais velho, Vinícius, quando, durante uma visita à família em Planaltina, no Distrito Federal, em 2009, o patriarca da família sofreu um ataque cardíaco e foi parar na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de um hospital local.

O pai de Vaná sobreviveu ao infarto. No entanto, os irmãos chegaram à conclusão que um deles teria de desistir do sonho de se tornar jogador profissional para ficar perto da família e tomar conta dos negócios da família.

A decisão foi pragmática. O hoje goleiro do Porto era dois anos mais novo e já tinha a carreira mais consolidada que o irmão. Ou seja, suas chances de dar certo no futebol pareciam maiores.

"Abdiquei dos meus sonhos para salvar os do Vaná. Chorava todos os dias no início, mas foi a melhor opção. Ele já estava ligado ao Atlético-PR e sentimos que tinha mais condições do que eu", afirmou Vinícius, ao site português "MaisFutebol".

Da base do Atlético, o goleiro migrou para os times menores do Coritiba, o arquirrival do clube paranaense. Foi lá que ele se profissionalizou e ganhou suas primeiras oportunidades de disputar o Campeonato Brasileiro, não sem antes ser emprestado ao Canoas e à Chapecoense.

Vaná sempre foi banco no time paranaense, primeiro de Vanderlei (hoje no Santos), depois de Wilson (que ainda defende o Coritiba). Por isso, agarrou com unhas e dentes seu terceiro empréstimo, para o ABC, no início do ano passado.

O bom futebol jogado no Rio Grande do Norte lhe abriu as portas de Portugal. Seis meses depois de chegar ao Nordeste, foi contratado pelo Feirense, clube recém-promovido à primeira divisão local.

Apesar de defender um time pequeno, o brasileiro se destacou em sua primeira experiência na Europa. Vaná foi eleito o goleiro revelação do Português e segundo o "Who Scored?", site que analisa as estatísticas do futebol, teve a nota mais alta entre todos os jogadores da posição no campeonato.

O sucesso no Feirense fez com que o Porto pagasse 1 milhão de euros (R$ 3,7 milhões) para contar com o brasileiro nas próximas quatro temporadas.

Vaná agora vai disputar posição com Casillas, 36, campeão mundial (2010) e bi europeu (2008 e 2012) com a seleção espanhola. Para orgulho do seu irmão mais velho, que deixou a carreira de lado para deixar o mano brilhar.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Barcelona, Itália e reserva: os destinos de 7 crias do Santos no exterior
– Como Ricardo Goulart superou estrelas para virar "rei" do futebol chinês
– Como o país da Copa quase encerrou a carreira de Thiago Silva
– De Real Madrid a Japão. Os destinos de 7 crias do São Paulo no exterior

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.