Topo

Rafael Reis

Como o país da Copa quase encerrou a carreira de Thiago Silva

Rafael Reis

27/07/2017 04h30

Capitão da seleção brasileira na última Copa do Mundo, o zagueiro Thiago Silva, 32, certamente quer visitar a Rússia no próximo ano para disputar o terceiro Mundial de sua carreira.

Só que o país-sede da competição mais importante do calendário do futebol não traz boas lembranças para o defensor do Paris Saint-Germain.

Foi na Rússia que Thiago Silva viveu o momento mais dramático de toda sua carreira, um momento em que precisou lutar pela própria vida e viu ameaçado seu futuro como jogador profissional.

O zagueiro, então com 20 anos e pouco conhecido no Brasil, morou na capital russa no segundo semestre de 2005, depois de uma rápida passagem de apenas seis meses pelo Porto B.

Só que Thiago jamais disputou uma partida oficial pelo Dínamo Moscou, clube que desembolsou 3,5 milhões de euros (R$ 12,8 milhões) pelo seu futebol.

Problemas com o técnico? Má fase? Dificuldade de relacionamento com os outros jogadores? Nada disso, o que não permitiu que o zagueiro fosse a campo na Rússia foi um motivo muito mais sério.

O defensor já reclamava de dores no peito desde os tempos em que jogava em Portugal. Mas, aquilo que os médicos do Porto jamais conseguiram identificar, foi rapidamente descoberto pela equipe do Dínamo Moscou.

Thiago Silva estava com tuberculose, uma doença infecto-contagiosa que atinge os pulmões e prejudica a capacidade respiratória. Caso não fosse bem tratado, esse poderia levá-lo a uma aposentadoria precoce dos gramados ou, até mesmo, à morte.

Impossibilitado de voltar ao Brasil devido ao aspecto contagioso de sua doença, o brasileiro ficou internado durante quatro meses em Moscou. Foram meses de muito sofrimento, em um hospital descrito pelo jogador como "precário", recebendo visitas muito esporádicas e com dificuldade de comunicação com os médicos.

"Foi um período muito complicado em minha vida. Passei momentos que não desejo para a pior pessoa do mundo. Não conhecia quase ninguém na Rússia e contei com a força de minha família e de Deus para superar tudo", disse, cinco anos atrás, em entrevista ao UOL.

Recuperado da doença, Thiago Silva acabou contratado pelo Fluminense antes mesmo de jogar pelo Dínamo Moscou. E foi aí que sua história de sucesso começou. Do Rio, migrou para o Milan e, posteriormente, para o PSG.

Em 2015, ano seguinte ao Mundial do Brasil, foi convidado pelo Ministério da Saúde para protagonizar uma campanha publicitária contra a tuberculose. Um convite que ele não tinha como recusar.

De volta à seleção brasileira após um período esquecido por Dunga, Thiago Silva tem agora dez meses para convencer Tite de que merece voltar à Rússia no próximo ano… para vencer a Copa e também os fantasmas do seu passado.

O Blog do Rafael Reis publica às quintas-feiras a seção "País da Copa", que conta as histórias do futebol da Rússia e de jogadores brasileiros que passaram por lá.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– De Real Madrid a Japão. Os destinos de 7 crias do São Paulo no exterior
– Coutinho e outros 5 listados por Tite que podem mudar de time nesta janela
– O que Guardiola viu em Danilo para buscá-lo na reserva do Real Madrid?
– Sucesso ou decepção? Os destinos de 7 crias do Palmeiras no exterior

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.