Topo

Rafael Reis

Nenhum brasileiro apanhou mais que Neymar na Europa; ex-Corinthians é o 2º

Rafael Reis

08/06/2017 04h30

Quem foi o jogador brasileiro mais caçado pelos marcadores adversários durante a recém-encerrada temporada 2016/17 do futebol europeu? A resposta mais óbvia para essa pergunta é também a correta.

Mas Neymar não foi apenas o representante do futebol pentacampeão mundial que mais apanhou nos gramados do Velho Continente ao longo dos últimos nove meses.

Entre todos os jogadores de qualquer nacionalidade inscritos em uma das sete ligas mais importantes da Europa na última temporada, ninguém sofreu mais faltas que o camisa 11 do Barcelona.

De acordo com o "Who Scored?", site especializado nas estatísticas do futebol, Neymar recebeu em média 4,2 faltas por jogo disputado em 2016/17, o número mais alto desde sua chegada à Espanha, em 2013.

O segundo jogador mais caçado da Europa no período foi o paraguaio Darío Lezcano, do nanico Ingolstadt, da Alemanha, com 4,1 infrações sofridas por partida. O terceiro colocado na lista é o espanhol Dani Ceballos, revelação do Betis, com 3,9 pancadas recebidas.

Já entre os brasileiros, ninguém se aproxima da quantidade de porradas levadas por Neymar.

O ex-corintiano Petros, atualmente no Betis, e o atacante Welthon, que fez grande temporada em Portugal com a camisa do Paços de Ferreira e pode pintar em breve no Porto ou no Sporting, dividem o posto de segundo brasileiro mais caçado. Cada um deles sofreu 2,6 faltas por partida.

O restante do top 10 de brasileiros que mais sofrem com os marcados é formado basicamente por jogadores que são quase desconhecidos do torcedor nacional.

Fazem parte dessa lista nomes como Rafael Assis (Paços de Ferreira), Éber Bessa (Marítimo), Djavan e Patrick Oliveira (todos do Marítimo).

OS BRASILEIROS MAIS CAÇADOS DA TEMPORADA EUROPEIA

1º – Neymar (Barcelona) – 4,2 faltas sofridas por jogo
2º – Petros (Betis) – 2,6
Welthon (Paços de Ferreira) – 2,6
4º – Rafael Assis (Chaves) – 2,5
5º – Éber Bessa (Marítimo) – 2,3
João Pedro (Cagliari) – 2,3
7º – Djavan (Marítimo) – 2,2
Otávio (Porto) – 2,2
9º – Deyverson (Alavés) – 2,1
Patrick Oliveira (Marítimo) – 2,1


Mais de Balanço da Temporada

Astro, Neymar é o brasileiro mais indisciplinado na Europa; veja o top 10
Neymar repete marca e é o maior garçom brasileiro na Europa; veja o top 10
Love bate Neymar e é o artilheiro brasileiro na Europa; veja o top 10
Mais comportados! Cartões a brasileiros caem 15% na temporada europeia
Gols brasileiros na Europa crescem e atingem maior marca em 6 anos
Brasil recupera espaço e já tem mais presença em campo que antes do 7 a 1
Sinal amarelo: futebol europeu tem pior média de público em 10 anos
Europa não tinha temporada tão farta em gols desde tempos de Eusébio

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.