Topo

Rafael Reis

Astro, Neymar é o brasileiro mais indisciplinado na Europa; veja o top 10

Rafael Reis

07/06/2017 04h30

Não é novidade para ninguém que acompanha de perto o futebol que Neymar não possui a melhor das relações com os árbitros. O atacante do Barcelona reclama demais e também revida aqueles que são seus marcadores mais ferrenhos com jogadas mais duras.

Mas o camisa 11 não é apenas mais um jogador indisciplinado. A cria das categorias de base do Santos foi o atleta brasileiro mais indisciplinado na recém-encerrada temporada europeia.

Neymar recebeu nada menos do que 15 cartões amarelos e 1 vermelho ao longo de 45 partidas oficiais disputadas nos últimos nove meses pelo clube catalão.

Entre todos os jogadores brasileiros inscritos nas dez principais ligas nacionais do futebol europeu na última temporada, nenhum teve um resultado disciplinar pior do que o principal astro do único país pentacampeão mundial.

O número de cartões recebidos por Neymar durante 2016/17 não fica muito abaixo, inclusive, da quantidade de gols que ele marcou. O astro colocou 20 bolas na rede na última temporada.

O excesso de problemas com a arbitragem chegou a tirar o atacante do aguardado clássico contra o Real Madrid, no segundo turno do Campeonato Espanhol. Na ocasião, o brasileiro cumpria uma suspensão de três partidas pela expulsão ante o Málaga.

E Neymar não foi o único atacante brasileiro que abusou da indisciplina na temporada europeia. O segundo colocado no ranking também é um homem de frente.

Deyverson, do espanhol Alavés, recebeu 16 amarelos, mais do que qualquer outro representante do futebol tupiniquim, e só ficou atrás do astro do Barcelona porque não recebeu nenhum vermelho.

Para efeitos estatísticos da elaboração da lista, cada cartão amarelo representa 1 ponto de indisciplina, enquanto o vermelho vale 2. O primeiro critério de desempate é o número de expulsões.

OS BRASILERIOS MAIS INDISCIPLINADOS DA TEMPORADA EUROPEIA

1º – Neymar (Barcelona) – 15 cartões amarelos e 1 vermelho
2º – Deyverson (Alavés) – 16 CA
3º – Bruno Santos (Paços de Ferreira) – 11 CA e 2 CV
4º – Casemiro (Real Madrid) – 15 CA
5º – Marcelo (Rio Ave) – 12 CA e 1 CV
6º – Fernandinho (Manchester City) – 7 CA e 3 CV
7º – Fransérgio (Marítimo) – 11 CA e 1 CV
Fred (Shakhtar Donetsk) – 11 CA e 1 CV
Wendell (Bayer Leverkusen) – 11 CA e 1 CV
10º – Ailton (Estoril) – 13 CA


Mais de Balanço da Temporada

Neymar repete marca e é o maior garçom brasileiro na Europa; veja o top 10
Love bate Neymar e é o artilheiro brasileiro na Europa; veja o top 10
Mais comportados! Cartões a brasileiros caem 15% na temporada europeia
Gols brasileiros na Europa crescem e atingem maior marca em 6 anos
Brasil recupera espaço e já tem mais presença em campo que antes do 7 a 1
Sinal amarelo: futebol europeu tem pior média de público em 10 anos
Europa não tinha temporada tão farta em gols desde tempos de Eusébio

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.