Topo

Rafael Reis

Neymar repete marca e é o maior "garçom" brasileiro na Europa; veja top 10

Rafael Reis

06/06/2017 04h30

Pela segunda temporada consecutiva, Neymar foi o jogador brasileiro que mais presenteou seus companheiros com gols no futebol europeu.

Na soma de todas competições que disputou com a camisa do Barcelona ao longo dos últimos nove meses, o atacante distribuiu 27 assistências, mesma marca atingida em 2015/16.

Neymar foi o maior garçom da Liga dos Campeões da Europa (nove assistências) e também do Campeonato Espanhol (15 passes para gol, mesma marca do uruguaio Luis Suárez, seu companheiro de equipe e de ataque na Catalunha).

Entre os atletas brasileiros inscritos em uma das dez principais ligas nacionais do Velho Continente, nenhum sequer se aproximou do número de assistências dadas pelo principal representante do futebol pentacampeão mundial na atualidade.

Os segundos principais garçons brasileiros da temporada, o meia-atacante Felipe Anderson, da italiana Lazio, e o lateral esquerdo Marcelo, campeão europeu pelo Real Madrid, tiveram pouco mais da metade dos passes para gol de Neymar: 14.

A lista dos principais assistentes brasileiros da temporada conta com dois laterais. Além de Marcelo, Alex Telles, lateral esquerdo do Porto, também se destacou pelos passes dados para companheiros balançarem as redes.

Outra característica curiosa do "top 10" dos garçons é a presença pela segunda temporada consecutiva do meia Fernando Canesin, praticamente desconhecido no Brasil, que atua no Oostende, da Bélgica.

O Shakhtar Donetsk, que voltou a ser campeão ucraniano após duas temporadas de seca, foi o único clube a emplacar dois nomes na lista: o "selecionável" Taison e Marlos, ex-São Paulo, que inclusive cogita uma naturalização para defender a seleção do país onde vive e joga.

MAIORES ASSISTENTES BRASILEIROS NA EUROPA

1º – Neymar (Barcelona) – 27 passes para gol
2º – Felipe Anderson (Lazio) – 14
Marcelo (Real Madrid) – 14
4º – Giuliano (Zenit São Petesburgo) – 13
5º – Lucas (Paris Saint-Germain) – 11
Roberto Firmino (Liverpool) – 11
7º – Alex Telles (Porto) – 10
Fernando Canesin (Oostende) – 10
Marlos (Shakhtar Donetsk) – 10
Taison (Shakhtar Donetsk) – 10


Mais de Balanço da Temporada

Love bate Neymar e é o artilheiro brasileiro na Europa; veja o top 10
Mais comportados! Cartões a brasileiros caem 15% na temporada europeia
Gols brasileiros na Europa crescem e atingem maior marca em 6 anos
Brasil recupera espaço e já tem mais presença em campo que antes do 7 a 1
Sinal amarelo: futebol europeu tem pior média de público em 10 anos
Europa não tinha temporada tão farta em gols desde tempos de Eusébio

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.