Topo

Rafael Reis

Love bate Neymar e é o artilheiro brasileiro na Europa; veja o top 10

Rafael Reis

05/06/2017 04h30

Aos 32 anos e afastado do futebol nacional desde o fim de 2015, Vágner Love foi o principal goleador brasileiro na Europa na temporada 2016/17.

O ex-jogador de Palmeiras, Corinthians e Flamengo marcou 23 gols com a camisa do Alanyaspor, todos no Campeonato Turco, e deixou para trás a principal estrela do país pentacampeão mundial, Neymar.

Pelo segundo ano consecutivo, o astro do Barcelona ficou na vice-liderança da lista dos maiores artilheiros brasileiros do Velho Continente.

O camisa 11, que não teve das temporadas mais artilheiras de sua carreira, marcou 13 gols no Espanhol, quatro na Liga dos Campeões e três na Copa do Rei. Na soma, ficou três atrás de Vágner Love.

Neymar ainda precisou dividir o segundo lugar do ranking com Tiquinho Soares, uma das revelações da temporada europeia, que marcou 20 vezes atuando por Vitória de Guimarães e Porto, ganhou o apelido de "novo Hulk" e virou sensação em Portugal.

Artilheiro brasileiro da temporada passada, quando colocou 35 bolas na rede, Jonas sofreu com problemas físicos que o deixaram afastado por cerca de quatro meses. Mesmo assim, o atacante do Benfica fez 18 gols e também entrou no top 5 dos goleadores.

Entre os dez jogadores brasileiros inscritos em uma das dez ligas nacionais mais importantes da Europa que mais marcaram em 2016/17 estão três que jogam na Turquia e outros três que atuam em Portugal. Espanha, França, Rússia e Inglaterra são outros países que aparecem na lista.

Apesar de ter ficado fora do top 10 de goleadores, Gabriel Jesus merece menção honrosa. O atual camisa 9 da seleção só chegou ao Velho Continente em janeiro e ainda perdeu dois meses de Premier League devido a uma fratura.

Apesar dos contratempos, o ex-palmeirense marcou sete vezes em 11 jogos pelo Manchester City. Sua média de 0,64 gol por partida foi melhor que as de Neymar (0,44) e Tiquinho (0,53), os segundo colocados na artilharia brasileira da temporada europeia.

MAIORES ARTILHEIROS BRASILEIROS NA EUROPA

1º – Vágner Love (Alanyaspor) – 23 gols
2º – Neymar (Barcelona) – 20
Tiquinho Soares (Porto) – 20*
4º – Lucas (Paris Saint-Germain) – 19
5º – Jonas (Benfica) – 18
6º – Giuliano (Zenit São Petesburgo) – 17
Talisca (Besiktas) – 17
8º – Welthon (Paços de Ferreira) – 16
9º – Welliton (Kayserispor) – 15
10º – Philippe Coutinho (Liverpool) – 14
Willian José (Real Sociedad) – 14

*Jogou a primeira metade da temporada 2016/17 pelo Vitória de Guimarães


Mais de Balanço da Temporada

Mais comportados! Cartões a brasileiros caem 15% na temporada europeia
Gols brasileiros na Europa crescem e atingem maior marca em 6 anos
Brasil recupera espaço e já tem mais presença em campo que antes do 7 a 1
Sinal amarelo: futebol europeu tem pior média de público em 10 anos
Europa não tinha temporada tão farta em gols desde tempos de Eusébio

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.