Topo

Rafael Reis

Conheça os brasileiros artilheiros de campeonatos na Europa nesta temporada

Rafael Reis

25/05/2017 04h00

Neymar ficou devendo em bolas na rede. Firmino, Taison, Jonas e outros selecionáveis também passaram longe de brigar pela artilharia das ligas que disputam. Gabriel Jesus até marcou seus golzinhos, mas só está na Inglaterra há cinco meses.

Apesar do desempenho discreto dos seus principais homens de frente, é um erro achar que o futebol brasileiro não deixou sua marca nas redes europeias nesta temporada.

Só é preciso aprofundar um pouco a busca para encontrar goleadores brazucas que fizeram sucesso nos últimos meses no Velho Continente.

Conheça abaixo os jogadores brasileiros que foram (ou são) artilheiros de campeonatos na Europa na atual temporada.

VÁGNER LOVE
Atacante
32 anos
Alanyaspor (TUR)
Campeonato Turco

Ao contrário da maior parte das principais ligas nacionais europeias, o Campeonato Turco ainda não acabou. No entanto, é pouco provável que alguém tire a artilharia do ex-atacante de Palmeiras, Flamengo e Corinthians. Faltando duas rodadas para o encerramento da temporada, o camisa 99 do Alanyaspor tem 21 gols, contra 18 de Cenk Tosun, segundo colocado na lista de goleadores, que defende o líder Besiktas.

GIULIANO
Meia
26 anos
Zenit São Petesburgo (RUS)
Liga Europa

Apesar da eliminação precoce do Zenit, ainda na primeira rodada de mata-matas da fase final, o ex-jogador do Grêmio terminou a Liga Europa como um dos artilheiros da competição. Giuliano anotou oito gols em oito jogos no torneio continental (e também distribuiu seis assistências) e dividiu o posto de goleador máximo da Liga Europa com o bósnio Edin Dzeko, da Roma, que não foi além das oitavas de final.

WELTHON
Atacante
24 anos
Paços de Ferreira (POR)
Taça da Liga

O atacante paraense, que passou por Tuna Luso, Paysandu e Remo, brilhou em sua primeira temporada no futebol europeu. Welthon foi o principal jogador do Paços de Ferreira nos últimos meses, acabou como artilheiro da Taça da Liga Portuguesa, com quatro gols, e encantou Porto e Sporting, que disputam sua transferência.

LEONARDO
Meia-atacante
25 anos
Partizan Belgrado (SER)
Campeonato Sérvio

A temporada 2016/17 foi duplamente boa para Leonardo, meia-atacante paranaense que joga no exterior desde a adolescência e já passou por Chipre, Bélgica, Ucrânia, Azerbaijão e Rússia. O jogador não apenas se sagrou campeão sérvio, o maior título de sua carreira até o momento, como terminou a competição dividindo a artilharia da competição com Uros Durdevic, seu companheiro no Partizan. Cada um deles marcou 24 gols.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Cotado na seleção ucraniana, Marlos sonha virar ídolo em território brasileiro
7 jogadores brasileiros rebaixados na Europa nesta temporada
– Insubstituível, xará de craque santista busca marca histórica na França
– Menos gol e mais zagueiro: Como D. Luiz se transformou e deu volta por cima

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.