Topo

Rafael Reis

Insubstituível, xará de craque santista busca marca histórica na França

Rafael Reis

17/05/2017 04h00

Ex-Internacional e Botafogo, o lateral esquerdo Lucas Lima está a 90 minutos de atingir uma marca rara.

Caso seja escalado como titular do Nantes e fique em campo durante toda a partida contra o Lille, sábado, pela última rodada do Francês, o defensor de 25 anos entrará para o seleto clube dos jogadores que disputaram integralmente todos os jogos de um campeonato nacional em uma temporada.

Apenas quatro dos 554 atletas que foram a campo nesta edição da primeira divisão francesa começaram todas as rodadas como titular e não foram substituídos sequer uma vez. E Lima é o único que não é goleiro. Fora os acréscimos, cada um deles já participou de 3.300 minutos de futebol na atual edição da Ligue 1.

"É a primeira vez que isso acontece na minha carreira. Estou muito contente. É algo importante, principalmente quando você olha para as estatísticas", afirmou o lateral, por telefone.

Neste século, somente três jogadores brasileiros atingiram um feito semelhante ao que Lima almeja em uma das cinco principais ligas nacionais da Europa (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França).

Mas Júlio César (Inter de Milão, 2009/10) era goleiro. E Zé Maria (Perugia, 2001/02 e 2002/03) e Marcelo (Hannover, 2014/15) disputaram competições com dois participantes e quatro rodadas a menos do que o Francês.

Ou seja, Lima pode ser o único jogador brasileiro de linha a disputar todos os 3.420 minutos de um campeonato do primeiro escalão do futebol europeu neste século.

"Graças a Deus, não tenho histórico de lesões. Isso é muito importante para alcançar essa marca. O segredo foi fazer uma boa pré-temporada. Depois, é só manter, trabalhar forte e ter uma boa alimentação", disse, sobre a sequência de jogos.

Onipresente e insubstituível no Francês, Lima só não tem 100% de presença nos jogos do Nantes na temporada porque o técnico Sérgio Conceição optou por preservar os titulares na Copa da França –o brasileiro disputou nove minutos da partida contra o Blois e não foi relacionado para enfrentar o Lille.

"Que eu me lembre, estava 100% a disposição para todos os jogos da temporada. Não teve nenhuma partida que, por algum motivo, talvez não pudesse participar."

Xará do meio-campista do Santos, Lucas Lima está na Europa há dois anos. Destaque do Arouca na última edição do Português, acabou contratado pelo Nantes por 1,1 milhão de euros (R$ 3,7 milhões) em julho.

Na França, fez apenas um gol e deu três assistências ao longo de 41 partidas. Mesmo assim, virou indispensável e insubstituível no sétimo colocado do campeonato nacional.

"A minha avaliação tem sido muito boa. É muito difícil fazer o que eu consegui logo no primeiro ano de França. Pretendo ficar o máximo de tempo possível", completou.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Menos gol e mais zagueiro: Como D. Luiz se transformou e deu volta por cima
Conheça os brasileiros que podem ser campeões na Europa neste fim de semana
Como Dani Alves virou o recordista brasileiro de assistências na Champions
– Com "portas abertas", lateral brasileiro sonha com seleção da Bulgária

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.