Topo

Rafael Reis

6 brasileiros que terminam a temporada em baixa e podem retornar ao Brasil

Rafael Reis

04/05/2017 04h00

A pouco menos de um mês do fim da temporada europeia, os clubes do Velho Continente já começaram a analisar o desempenho dos jogadores dos seus elencos para definir quem continua e quem será negociado nos próximos meses.

E suas listas de dispensas (ou de atletas negociáveis) trazem nomes que, apesar de terem deixado a desejar ao longo de 2016/17, cairiam como uma luva na maior parte dos times brasileiros.

Conheça abaixo seis jogadores brasileiros que terminam a temporada em baixa no futebol europeu e poderiam ser reforços de peso para a disputa do Campeonato Brasileiro.

LUCAS
Atacante
24 anos
Paris Saint-Germain (FRA)

Apesar de ser o vice-artilheiro do PSG na temporada, com 16 gols, o ex-jogador do São Paulo perdeu espaço entre os titulares depois do 6 a 1 sofrido ante o Barcelona e foi para o banco do time francês. Ciente da concorrência pesada que enfrenta em sua posição (Di María e Draxler), Lucas pode buscar um novo clube para dar sequência à carreira e tentar voltar à seleção. Flamengo, Fluminense e São Paulo observam de perto sua situação. O Atlético de Madri, também, no entanto está impossibilitado de contratar devido a uma punição dada pela Fifa.

GABIGOL
Atacante
20 anos
Inter de Milão (ITA)

Oito jogos, 153 minutos de futebol e um mísero golzinho. É esse o resumo da primeira temporada de Gabigol na Europa. Apesar de acreditar que uma nova mudança no comando da Inter de Milão, que tanto deseja Diego Simeone, pode lhe dar mais minutos em campo, o ex-atacante do Santos certamente não está contente com sua situação. É bem possível que seu destino seja um empréstimo na próxima temporada. Por que não para um clube brasileiro?

DANILO
Lateral direito
25 anos
Real Madrid (ESP)

O ex-jogador do Santos vive um sonho, o de jogar em um dos maiores clubes do mundo. Por outro lado, esse sonho também é um pesadelo: afinal, nenhum jogador do elenco do Real Madrid é mais criticado pela torcida do que Danilo. Reserva de Carvajal e preterido até do banco de reservas em algumas partidas importantes, como o confronto com o Atlético de Madri, pela semifinal da Champions, o lateral precisa ganhar ritmo de jogo e confiança para ter alguma chance de ser convocado para a Copa-2018.

DOUGLAS
Lateral direito
26 anos
Sporting Gijón (ESP)

Emprestado pelo Barcelona ao Sporting Gijón, o brasileiro não teve uma temporada necessariamente ruim, mas também não apresentou um brilho suficiente para recolocá-lo nos planos do time de Messi, Neymar e Suárez. Pensando na sequência da carreira, Douglas tem duas opções: continuar na Europa e ser emprestado para clubes pequenos até o fim do seu contrato com o Barça, em 2019, ou cavar um retorno para casa, onde poderia defender um time grande e brigar por títulos.

ALISSON
Goleiro
24 anos
Roma (ITA)

Alisson é o goleiro titular da seleção brasileira. Mas, até quando conseguirá manter a posição mesmo sendo reserva da Roma? Em sua temporada de estreia na Europa, o gaúcho disputou apenas partidas válidas por copas nacionais e continentais, ou seja, ainda não estreou no Campeonato Italiano. O ex-jogador do Inter sabe que essa situação é arriscada. Um empréstimo na temporada pré-Copa do Mundo seria muito bem-vindo.

DOUGLAS SANTOS
Lateral esquerdo
23 anos
Hamburgo (ALE)

Titular na conquista do ouro olímpico na Rio-2016, o lateral esquerdo chegou a ter chances na seleção principal antes de trocar o Atlético-MG pelo Hamburgo, em agosto. Na Alemanha, Douglas Santos foi titular absoluto durante toda a primeira metade da temporada, mas não convenceu e foi parar no banco nos últimos meses. Para piorar, seu clube é o antepenúltimo colocado na Bundesliga e corre sério risco de disputar a segunda divisão na próxima temporada.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Cão de guarda, Casemiro é o recordista de carrinhos no futebol europeu
– Faz falta? Barcelona é 13% melhor sem Neymar nesta temporada
– Para cada gol, futebol brasileiro leva 2 cartões amarelos na Europa
Diego Alves não quer ser "só" o goleiro que pega pênaltis e mira seleção

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.