Topo

Rafael Reis

Com chuteira preta, Dybala vira alvo de "guerra" entre marcas esportivas

Rafael Reis

29/04/2017 04h00

Vice-artilheiro da Juventus na temporada e principal nome da classificação do clube italiano para as semifinais da Liga dos Campeões, após vitória sobre o Barcelona nas quartas, Paulo Dybala é um dos grandes nomes do futebol mundial em 2016/17.

Mas ao contrário de astros como Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar, que exibem a cada partida os mais modernos e coloridos modelos de chuteira de Nike, Adidas ou qualquer outra grande empresa de material esportivo, o argentino de 23 anos tem optado por ir a campo com calçados inteiramente pretos.

Isso quer dizer que Dybala é um boleiro raiz ou um fanático por moda que decidiu usar uma chuteira com cara de retrô?

É claro que não. A decisão do novo astro argentino envolve dinheiro… muito dinheiro.

Até o final de janeiro, o camisa 21 da Juventus era patrocinado pela Nike e ostentava dentro de campo as reluzentes chuteiras da marca norte-americana.

Como seu contrato não foi renovado, Dybala resolveu não fazer propaganda gratuita para a antiga patrocinadora. O argentino continua usando a Nike Mercurial Superfly V, um dos modelos mais modernos no mercado, mas a pintou de preto para esconder a marca.

Em alguns jogos, como no 3 a 0 sobre o Barça, na ida do confronto da Champions, quando marcou duas vezes, o atacante tem aproveitado o espaço livre nos pés para exibir sua própria logomarca.

Mas é claro que essa não é uma situação que permanecerá por muito tempo.

Uma das estrelas da nova geração do futebol mundial, Dybala é também dos jogadores mais visados pelas empresas fornecedoras de material esportivo.

O argentino negocia com pelo menos três marcas interessadas em tê-lo como novo garoto-propaganda: Adidas, Puma e Under Armour. Até mesmo um novo vínculo com a Nike não está totalmente descartado.

A parceria com empresas de materiais esportivos é uma das principais fontes de renda dos jogadores do primeiro escalão do futebol mundial.

Estima-se que Cristiano Ronaldo, que possui um contrato vitalício com a Nike, receba anualmente cerca de 24 milhões de euros (R$ 83 milhões) para vestir roupas e calçados da marca e protagonizar suas campanhas publicitárias.

Já Messi ganha pelo menos 20 milhões de euros (R$ 69 milhões) para ser o principal garoto-propaganda da Adidas no meio esportivo.

A Juventus, equipe de Dybala, inicia na próxima quarta-feira, contra o Monaco, a disputa por vaga na decisão da Liga dos Campeões. A outra semifinal reúne os espanhóis Real Madrid e Atlético de Madri, que fizeram a final na temporada passada.


Mais de Cidadãos do Mundo

Por onde andam os jogadores da França que calou o Brasil na Copa de 1998?
Messi abre vantagem recorde e encaminha tetra da Chuteira de Ouro
Filho de pastor, ala do Chelsea teve pais mortos por perseguição religiosa
Quem é a modelo que acusa Cristiano Ronaldo de usar enchimento na cueca?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.