Topo

Rafael Reis

Messi abre vantagem recorde e encaminha tetra da Chuteira de Ouro

Rafael Reis

25/04/2017 04h30

A atuação decisiva de Lionel Messi na heroica vitória por 3 a 2 do Barcelona sobre o Real Madrid, no domingo, fez o argentino disparar na liderança da Chuteira de Ouro.

O camisa 10, que fez dois gols no clássico disputado no Santiago Bernabéu, o último no minuto final dos acréscimos, tem agora a maior vantagem do líder para o segundo colocado da atual temporada do prêmio concedido ao maior artilheiro das ligas nacionais da Europa.

Goleador do Campeonato Espanhol, com 31 pontos, Messi acumula 62 pontos no ranking da Chuteira de Ouro, seis a mais que o holandês Bas Dost, vice-líder, que passou em branco no empate por 1 a 1 entre Sporting e Benfica.

Até então nesta temporada, nenhum líder do prêmio havia aberto mais de cinco pontos em relação ao segundo colocado.

A maior vantagem antes da arrancada do astro do Barcelona havia sido estabelecida em dezembro por Pierre-Emerick Aubameyang, do Borussia Dortmund, que chegou a liderar o ranking com 30 pontos contra 25 do russo Evgeni Kabaev, do estoniano Sillamäe Kalev.

Além da acelerada de Messi rumo à quarta Chuteira de Ouro de sua carreira (já ganhou em 2009/10, 2011/12 e 2012/13), a nova parcial do prêmio tem como novidade os retornos de Mauro Icardi e Edinson Cavani ao top 10.

O argentino marcou três vezes no 5 a 4 da Inter de Milão sobre a Fiorentina e subiu para a oitava colocação, com 48 pontos. Já o uruguaio fez um dos gols do Paris Saint-Germain na vitória por 2 a 0 contra o Montpellier e pulou para décimo, com 46,5 pontos.

Maior vencedor da história da Chuteira de Ouro, com quatro títulos, Cristiano Ronaldo continua longe da briga pelo prêmio. Sem marcar há mais de um mês no Espanhol, ele estacionou em 38 pontos e é só o 16º colocado no ranking.

O atual vencedor da Chuteira de Ouro é Luis Suárez, do Barcelona, que somou 80 pontos (40 gols) na última temporada. Nesta edição, o uruguaio tem 48 pontos e ocupa o sétimo lugar.

O "Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial do prêmio.

Confira o top 10 da Chuteira de Ouro

1º – Lionel Messi (ARG, Barcelona) – 62 pontos (31 gols)
2º – Bas Dost (HOL, Sporting) – 56 pontos (28 gols)
3º – Pierre-Emerick Aubameyang (GAB, Borussia Dortmund) – 54 pontos (27 gols)
4º – Robert Lewandowski (POL, Bayern de Munique) – 52 pontos (26 gols)
5º – Edin Dzeko (BOS, Roma) – 50 pontos (25 gols)
6º – Andrea Belotti (ITA, Torino) – 50 pontos (25 gols)
7º – Luis Suárez (URU, Barcelona) – 48 pontos (24 gols)
8º – Mauro Icardi (ARG, Inter de Milão) – 48 pontos (24 gols)
9º – Romelu Lukaku (BEL, Everton) – 48 pontos (24 gols)
10º – Edinson Cavani (URU, Paris Saint-Germain) – 46,5 pontos (31 gols)


Mais de Cidadãos do Mundo

Quem é a modelo que acusa Cristiano Ronaldo de usar enchimento na cueca?
Por onde andam os jogadores do time dos "galácticos" do Real Madrid?
Árbitro que prejudicou Bayern foi o 1º a marcar pênalti com ajuda de vídeo
Piqué pertence à "nobreza" do Bayern, mas carrega símbolo do Real no nome

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.