Topo

Rafael Reis

Por onde andam os jogadores do Ajax que bateu o Grêmio no Mundial-1995?

Rafael Reis

06/04/2017 04h30

Lembra quando o futebol holandês era suficientemente forte para produzir times capazes de fazer frente aos maiores clubes de futebol da Europa, como Real Madrid, Bayern de Munique, Barcelona e Juventus? O torcedor do Grêmio, certamente, não se esquece.

Em 28 de novembro de 1995, um Ajax que serviria como base para a seleção holandesa semifinalista da Copa de 1998 impediu o segundo título mundial da história do tricolor gaúcho.

O time de Felipão, Arce, Paulo Nunes e Jardel fez jogo duro com os holandeses, mas acabou derrotado nos pênaltis após empate no tempo normal e na prorrogação.

Mais de duas décadas depois daquele Mundial Interclubes, é hora de saber o paradeiro dos algozes gremistas. Muitos deles ainda são nomes importantes no futebol mundial, ainda que longe dos gramados.

POR ONDE ANDA – AJAX DE 1995?

Edwin van der Sar (46 anos) – Permaneceu por muito anos como um dos melhores goleiros do mundo e marcou época com a camisa do Manchester United, clube pelo qual se aposentou em 2011. No ano passado, retornou ao futebol para disputar uma partida pelo Noordwijk, time amador onde iniciou a carreira, e defendeu um pênalti. Envolvido com a política do futebol, integra conselhos da Fifa e é o CEO do Ajax.

Michael Reiziger (43 anos) – Um dos jogadores mais jovens do time campeão mundial, defendeu as cores do Milan e do Barcelona e se aposentou relativamente cedo, aos 34 anos, no PSV. Trabalha no Sparta Roterdã, clube da primeira divisão holandesa, desde 2013. Primeiro, como técnico das categorias de base, e hoje, como auxiliar da equipe profissional.

Danny Blind (55 anos) – Capitão do Ajax em 1995 e cobrador do último pênalti holandês na decisão do Mundial, estreou como técnico na temporada 2005/06, quando dirigiu o clube onde fez história como jogador. Em 2012, foi contratado para trabalhar na comissão técnica da seleção holandesa. Foi auxiliar de Louis van Gaal e de Guus Hiddink até ser promovido ao posto de treinador em 2015. Mal nas eliminatórias da Copa-2018, acabou demitido na semana passada.

Frank de Boer (46 anos) – Mais um campeão mundial pelo Ajax que hoje tenta repetir no banco de reservas o sucesso que teve dentro de campo. O irmão gêmeo de Ronald estreou na função em 2007, um ano depois da aposentadoria como jogador. Em 2010, trocou as categorias de base do Ajax pelo time principal. Permaneceu por seis temporadas à frente da equipe e conquistou quatro títulos holandeses. Em agosto, topou o desafio de comandar a Inter de Milão. Três meses depois, ficou desempregado.

Winston Bogarde (46 anos) – Pouco fez no futebol depois de deixar o Ajax, em 1997. Teve passagens catastróficas por Milan e Chelsea e só jogou um pouco mais no Barcelona, clube que defendeu entre 1998 e 2000. Desde a aposentadoria, em 2004, sua vida é aproveitar tudo aquilo que a carreira de sucesso no futebol lhe proporcionou. Em 2011, chamou a atenção ao aparecer bem acima do peso para uma partida da equipe másters do Ajax.

Ronald de Boer (46 anos) – Passou a maior parte atuando ao lado do gêmeo, Frank. Ao contrário do irmão, ainda não se lançou como treinador de equipe profissional. Ronald foi auxiliar da seleção olímpica do Qatar entre 2010 e 2011 e trabalha há seis anos nas categorias de base do Ajax.

Edgar Davids (44 anos) Um dos principais jogadores do Ajax campeão mundial, o volante vestiu várias das camisas mais pesadas do futebol mundial (Milan, Barcelona, Juventus e Inter de Milão) e só se aposentou em 2014, depois de dois anos como jogador-treinador do Barnet, time da quarta divisão inglesa. Atualmente, participa de cursos de formação de técnicos.

Jari Litmanen (46 anos) – O camisa 10 do Ajax-1995 defendeu a seleção da Finlândia até os 39 anos e só deixou o futebol profissional em 2011, após uma temporada no HJK, o clube mais vitorioso do seu país. Além do Ajax, Litmanen atuou em outros dois clubes de proporção internacional: Barcelona (1999 a 2001) e Liverpool (2001 a 2002). Atualmente trabalha como comentarista da Yle, emissora pública da Finlândia.

George Finidi (45 anos) – O nigeriano disputou as Copas do Mundo de 1994 e 1998 e jogou profissionalmente até 2004, quando deixou o Mallorca e o futebol. Finidi voltou a trabalhar com esporte apenas nesta década. Em 2013, realizou um estágio no Zwolle, um pequeno clube holandês, como parte do curso de treinador que estava cursando.

Patrick Kluivert (40 anos) – O homem-gol do Ajax fez história com a camisa do Barcelona e se aposentou com apenas 31 anos, pelo Lille. Depois de trabalhar como assistente técnico da seleção holandesa na Copa-2014, virou diretor de futebol do Paris Saint-Germain. Seu filho Justin, de 17 anos, é hoje uma das grandes promessas do Ajax e já joga no time principal.

Marc Overmars (44 anos) – Outro dos jogadores do Ajax-1995 que foram importados pelo Barcelona anos mais tarde, o ponta esquerda que disputou duas Copas do Mundo (1994 e 1998) ocupa desde 2012 o cargo de diretor de futebol do clube da equipe de Amsterdã, onde trabalha/ou com vários ex-companheiros de time.

Martijn Reuser (42 anos) – Meio-campista reserva, que substituiu Litmanen na prorrogação, foi o único dos jogadores utilizados pelo Ajax no Mundial que não construiu uma carreira de sucesso pleno. Após deixar a equipe de Amsterdã, Reuser atuou por Vitesse, Ipswich, Willem II, RKC e NAC Breda. Hoje, comenta jogos na TV holandesa e é auxiliar da seleção sub-16 da Holanda.

Nwankwo Kanu (40 anos) – Algoz da eliminação brasileira nos Jogos Olímpicos de Atlanta-1996, o atacante nigeriano teve uma carreira de sucesso na Inglaterra, onde defendeu Arsenal, West Bromwich e Portsmouth. Aposentado desde 2012, dedica-se hoje a uma fundação para crianças com problemas cardíacos, mal que quase abreviou sua carreira.

Louis van Gaal (65 anos) – O arquiteto do último título mundial conquistado por um time holandês dirigiu Barcelona, Bayern de Munique, Manchester United e foi terceiro colocado com a Holanda na última Copa do Mundo. No ano passado, decidiu-se aposentar após deixar o Manchester. No entanto, está cotado para trabalhar mais uma vez na seleção, ainda que talvez não como treinador.


Mais de Cidadãos do Mundo

Time com os mais caros do mundo vale R$ 2,4 bi e tem duelo CR7 x Neymar
Lewa e Aubameyang encostam em Messi e esquentam briga por Chuteira de Ouro
Fama em dose dupla: 5 jogadores com mulheres que são estrelas
Por onde andam os jogadores do Manchester que impediu Mundial do Palmeiras?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.