Topo

Rafael Reis

"Rei das estreias", Pato enfrenta jejum de gols inédito na China

Rafael Reis

31/03/2017 04h00

Passar em branco nos dois primeiros jogos por um novo clube não é problema para nenhum atacante. Ou, pelo menos, não deveria ser.

Mas, para o brasileiro Alexandre Pato, os 180 minutos sem balançar as redes pelo Tianjin Quanjian significam demais.

Apelidado de "Rei das estreias" pela tradição construída ao longo da carreira de marcar logo na primeira partida oficial por uma nova equipe, o atacante nunca demorou tanto para festejar seu primeiro gol vestindo uma camisa quanto na China.

Pato marcou no seu primeiro jogo oficial como profissional, aos 17 anos, contra o Palmeiras, pelo Internacional. Repetiu a dose na seleção brasileira, no Milan, no Corinthians, no Villarreal e até no Chelsea, clube pelo qual disputou apenas duas partidas e onde foi transformado em piada pela imprensa inglesa.

Já no São Paulo, o atacante até balançou as redes, na estreia contra o CSA, pela Copa do Brasil-2014. Mas o gol foi anulado. Sem problemas: na partida de volta do mata-mata, sua segunda vestindo a camisa do time do Morumbi, ele deixou sua marca.

É por isso que ter passado em branco nas duas primeiras rodadas do Campeonato Chinês é um fato inédito na carreira do jogador de 27 anos.

Contratado no fim de janeiro por 18 milhões de euros (R$ 61,1 milhões) do Villarreal, Pato ganhou a camisa 10 do Tianjin Quanjian, atual campeão da segunda divisão chinesa e que contou na temporada passada com Jadson (Corinthians) e Luís Fabiano (Vasco).

Em sua primeira partida oficial na Ásia, Pato não só passou em branco, como viu sua equipe ser derrotada fora de casa pelo Guangzhou R&F, clube que conta em seu elenco com o ex-corintiano Zizao.

Já na segunda rodada do Chinês-2017, o brasileiro teve uma oportunidade de ouro para comemorar seu primeiro gol pelo Quanjian e evitar o jejum histórico. Mas, acabou desperdiçando um pênalti ante o Shanghai Shenhua, clube que tem Tevez como estrela.

A falha do centroavante custou caro ao time de Pato, que empatou por 1 a 1 e ocupa apenas a 12ª colocação no campeonato.

O pênalti desperdiçado pelo brasileiro repercutiu bastante na China e também no exterior. Não pela falha em si, mas pela suspensão de dois jogos recebida pelo meia Sun Shilin, do Shenhua. O jogador foi punido por ter "ridicularizado" Pato com um joinha logo após o lance.

O atacante ex-Inter, Corinthians e São Paulo terá neste sábado mais uma oportunidade de marcar seu primeiro gol pelo Quanjian. A equipe do brasileiro recebe o modesto Henan Jianye, que também ainda não venceu nesta temporada.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Neymar sofre recorde de faltas e é o jogador que mais apanha na Europa
– 50% brasileiro, zagueiro da Suíça morou no Rio em busca de "malandragem"
– Atrás de Vágner Love, Neymar está fora do top 100 da Chuteira de Ouro
Mais indisciplinado do Barça, Neymar bate recorde de cartões na Europa

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.