Topo

Rafael Reis

Por onde andam os jogadores do Manchester que impediu Mundial do Palmeiras?

Rafael Reis

30/03/2017 04h30

Afinal, o Palmeiras é ou não é campeão mundial? Em 1999, o time alviverde conquistou a Taça Libertadores da América e teve a chance de colocar um ponto final nesta dúvida, existente desde a vitória na Copa Rio-1951, torneio que foi reconhecido pela Fifa como o primeiro de dimensões mundiais, mas que é motivo de descrença da maioria dos aficcionados rivais.

Uma falha de Marcos e o gol de Roy Keane impediram o tão sonhado título e fizeram o Manchester United conquistar pela primeira vez em sua história o Mundial.

Dezoito anos depois, saiba o que aconteceu com os jogadores do clube inglês que derrotaram a equipe brasileira por 1 a 0, no dia 30 de novembro de 1999, no Japão, e mantiveram viva a piada "o Palmeiras não tem Mundial" para os torcedores adversários do atual campeão brasileiro.

POR ONDE ANDA – MANCHESTER UNITED DE 1999?

Mark Bosnich (45 anos) – Contratado para substituir a lenda Peter Schmeichel, o goleiro australiano não teve vida longa em Old Trafford e acabou liberado após disputar 23 partidas pelo United.  Em 2003, foi demitido do Chelsea após ser flagrado no doping por uso de cocaína. Por opção, ficou cinco anos longe do futebol. Quando retornou, jogou por duas temporadas na Austrália. Hoje, é comentarista da Fox Sports em sua terra natal.

Gary Neville (42 anos) – O lateral direito jogou até 2011 no United, o único clube que defendeu em toda a carreira. Após a aposentadoria, trabalhou por quatro anos como assistente da seleção inglesa. Em 2015, tentou seu primeiro voo solo como técnico, mas a experiência de comandar o Valencia durou só quatro meses. Enquanto não arranja outro clube, comenta futebol na Sky Sports.

Mikaël Silvestre (39 anos) – Caçula da equipe escalada para enfrentar o Palmeiras, o zagueiro francês passou pelo futebol dos EUA e jogou profissionalmente até 2014, quando disputou a Superliga Indiana pelo Chennaiyin. De 2015 até o final do ano passado, trabalhou como diretor de futebol do Rennes, clube que o revelou. Atualmente, dedica-se à produção e comercialização de rum.

Jaap Stam (44 anos) – Um dos principais zagueiros do mundo no final do século passado, o holandês voltou ao futebol inglês em junho do ano passado. Não como jogador, evidentemente, mas sim como treinador. Depois de trabalhar como auxiliar do Zwolle e do Ajax, na Holanda, ele assumiu o comando do Reading, atual quinto colocado da segunda divisão da Inglaterra.

Denis Irwin (51 anos) – Outro exemplo de jogador que fez história no Manchester United, o lateral esquerdo irlandês vestiu por 12 anos a camisa do clube e só saiu de lá para atuar duas temporadas no Wolverhampton antes de se aposentar. Após pendurar as chuteiras, voltou a Old Trafford para trabalhar como apresentador da MUTV, o canal de TV oficial dos "Red Devils".

David Beckham (41 anos) – O popstar daquela equipe, ficou conhecido como sinônimo de homem elegante e bonito, foi durante anos o jogador de futebol que mais ganhou dinheiro no planeta e até hoje estrela incontáveis campanhas publicitárias. Casado com Victoria Beckham, ex-integrante do Spice Girls, está aposentado há quatro anos. Pretende estrear em 2019 como dono de time –é um dos acionistas da nova equipe de Miami que planeja entrar na MLS.

Roy Keane (45 anos) – Autor do gol do título mundial, o volante que ficou famoso pelo temperamento difícil deixou os gramados em 2006 e já deu início a uma nova carreira fora dos gramados. Em 11 anos, dirigiu o Sunderland e o Ipswich Town, trabalhou como auxiliar do Aston Villa e, desde 2013, é assistente de Martin O'Neill na seleção irlandesa, que disputou a última Eurocopa.

Nicky Butt (42 anos) – Assim como Denis Irwin, o volante trabalha no Manchester United desde que pendurou as chuteiras, em 2011, em Hong Kong. Butt é atualmente o chefe das categorias de base do clube e também dirige a equipe sub-23 que disputa a Premier League 2 (Campeonato Inglês de reservas). Além disso, é sócio dos irmãos Neville, de Paul Scholes e de Ryan Giggs no Salford City, time que disputa divisões amadoras da Inglaterra.

Ryan Giggs (43 anos)  – Lenda em Old Trafford, jogou até os 41 anos e disputou 672 partidas pelo Manchester United até a aposentadoria, em 2014. Na última temporada, chegou a quebrar o galho como jogador-treinador da equipe. Após pendurar as chuteiras, virou auxiliar de Louis van Gaal. Cotado para suceder o holandês no cargo, acabou preterido por José Mourinho e deixou o clube em julho.

Paul Scholes (42 anos) – Assim como Giggs e Gary Neville, não defendeu outro clube na carreira. Scholes se aposentou em 2011, ficou um ano parado e retornou ao Manchester United para disputar mais uma temporada antes de deixar de vez o futebol profissional. O meia trabalhou nas categorias de base dos "Red Devils" e auxiliou Giggs no período em que ele dirigiu interinamente a equipe. Hoje, atua pela equipe de veteranos do United.

Ole Gunnar Solskjaer (44 anos) – Herói da conquista do título europeu, meses antes, o atacante norueguês está aposentado há dez anos e já construiu uma carreira sólida como técnico. Depois de dirigir a equipe B do Manchester United e o Cardiff City, Solskjaer está desde 2015 à frente do Molde, quinto colocado no último Campeonato Norueguês.

Teddy Sheringham (50 anos) – O atacante, que entrou no segundo tempo da decisão contra o Palmeiras, prolongou a carreira até os 42 anos e se aposentou defendendo o Colchester United, hoje na quarta divisão inglesa. Trabalhou como técnico do ataque do West Ham e dirigiu o Stevenage, também na quarta divisão, durante parte da temporada passada.

Dwight Yorke (45 anos) – O maior nome da história de Trinidad e Tobago passou quase toda a carreira na Inglaterra, jogou até os 37 anos e conseguiu a proeza de disputar uma Copa do Mundo por seu país. Depois de aposentado, trabalhou por um ano como assistente técnico da seleção trinitina. Voltou às manchetes no mês passado, quando foi proibido de entrar nos EUA para uma partida de másters por ter um visto iraniano carimbado em seu passaporte.

Alex Ferguson (75 anos) – Um dos maiores (talvez até o maior) nome da história do Manchester United. Foram quase 27 anos e 38 títulos como treinador da equipe inglesa. Depois que deixou o comando do time, em 2013, virou membro da diretoria. Sir Alex Ferguson também dá nome a um dos setores do Old Trafford.


Mais de Cidadãos do Mundo

Goleador das eliminatórias é homem de um time só e carrega legado familiar
Perdoado no doping, ele trocou as drogas pela seleção inglesa em 2 anos
Medo de Trump faz norte-americano recusar convocação da seleção do Iraque
5 destaques das eliminatórias sul-americanas para seu time contratar

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.