Topo

Rafael Reis

Medo de Trump faz norte-americano recusar convocação da seleção do Iraque

Rafael Reis

27/03/2017 04h00

"Eu adoraria estar ao lado dos meus companheiros nesses jogos, mas, devido a razões que fogem do meu controle, eu não participarei das próximas rodadas das eliminatórias da Copa do Mundo. Espero que isso não se torne um problema [para meu futuro]."

Foi com essas palavras que o atacante Justin Meram anunciou à federação iraquariana que recusara a convocação para as partidas contra Austrália, na última quinta-feira, e Arábia Saudita, nesta terça, válidas pela fase final do qualificatório asiático para o Mundial-2018.

Um dos poucos jogadores da seleção do Iraque que atua no exterior, o jogador do Columbus Crew, time da MLS, a elite do futebol nos Estados Unidos, decidiu não viajar para as eliminatórias por medo das políticas anti-migratórias do presidente Donald Trump.

Nascido em Shelby Charter Township, cidade de 65 mil habitantes localizada na região de Detroit, e filho de iraquianos, o jogador de 28 anos é cidadão norte-americano. Mesmo assim, temia não conseguir voltar para a casa se atendesse à convocação.

Como o Iraque ainda não recebeu aval da Fifa para disputar partidas oficias em casa, a seleção asiática tem mandado seus jogos das eliminatórias da Copa da Rússia no Irã. O empate por 1 a 1 com a Austrália, na quinta, foi disputado na capital Teerã.

Só que essa questão se tornou um problema dos grandes para Meram continuar defendendo a equipe da terra dos seus antepassados.

Isso porque um decreto do presidente norte-americano proíbe a entrada nos EUA de pessoas que tenham em seu passaporte registro de passagem pelo Irã e outros países considerados como berço de terroristas por Trump.

A medida polêmica vale até mesmo para quem nasceu nos Estados Unidos, caso de Meram, ou adquiriu a nacionalidade norte-americana durante a vida.

"Esse certamente não é um adeus da seleção. Espero voltar a representar meu país no futuro", escreveu o jogador, em sua carta de renúncia à convocação para as partidas da Data Fifa de março.

Meram começou a carreira no futebol universitário dos EUA e foi draftado pelo Columbus Crew em 2011. Ele recebeu sua primeira convocação para a seleção iraquiana em 2014 e disputou a Copa da Ásia no ano seguinte.

Até hoje, o atacante disputou 22 partidas com a camisa do Iraque e marcou dois gols, ambos nas fases iniciais das eliminatórias para o Mundial da Rússia.


Mais de Cidadãos do Mundo

5 destaques das eliminatórias sul-americanas para seu time contratar
Por onde andam os jogadores da Itália tetracampeã mundial em 2006?
Que país tem mais técnicos nas eliminatórias da Copa?
Por onde andam os jogadores do Tolima, algoz do Corinthians em 2011?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.