Topo

Rafael Reis

5 destaques das eliminatórias sul-americanas para seu time contratar

Rafael Reis

24/03/2017 04h00

As eliminatórias da Copa do Mundo são uma competição essencial para as seleções, já que define quais serão os países que participarão do torneio mais importante de futebol do planeta.

Mas o qualificatório também tem sua importância para os clubes. Ele serve para valorizar os jogadores que são convocados para defender suas seleções e expô-los em uma espécie de vitrine para o mercado internacional.

E o que vale para venda também vale para a compra. Ou seja, os times brasileiros podem aproveitar as eliminatórias sul-americanas para observar valores dos países vizinhos e encontrar novos nomes para suas listas de reforços.

Conheça abaixo cinco jogadores que estão fazendo sucesso no qualificatório da Conmebol e que seriam reforços valiosos para os clubes brasileiros.

JOSEF MARTÍNEZ
Atacante
23 anos
Venezuela
Atlanta United (EUA)

Foi-se o tempo em que jogadores venezuelanos eram crus demais para o futebol brasileiro. Hoje em dia, alguns têm nível para atuar nos maiores clubes do país. Sem dúvida, Josef Martínez é um deles. Titular da Venezuela desde os 19 anos, o atacante defendia o Torino (ITA) até fevereiro, quando foi cedido ao Atlanta United. Nos EUA, virou instantaneamente um dos astros da MLS. Nas três primeiras partidas pelo novo time, marcou cinco gols. Martínez chegou a entrar na mira do Grêmio para esta temporada.

FELIPE CAICEDO
Atacante
28 anos
Equador
Espanyol (ESP)

Velho conhecido do torcedor sul-americano, já disputou mais de 60 partidas pela seleção equatoriana, vestiu a camisa do Manchester City e disputou a última Copa do Mundo. É titular do Espanyol, um clube médio da Espanha, e tem contrato até 2019. Tudo isso faz com que sua contratação seja um investimento razoavelmente alto. Mas tem presença de área e capacidade técnica para justificar esse valor.

FIDEL MARTÍNEZ
Atacante
27 anos
Equador
Atlas (MEX)

Apelidado de Neymar equatoriano quando surgiu, nunca conseguiu explodir a ponto de conseguir uma transferência para a Europa. Atua desde 2012 no México, mas costuma ter seus melhores momentos é com camisa da seleção equatoriana. É uma opção interessante para quem precisa de um jogador habilidoso, capaz de atuar pelos lados do ataque, mas também de entrar na área e balançar as redes.

GONZALO JARA
Lateral direito e zagueiro
31 anos
Chile
Universidad de Chile (CHI)

Lembrado pela dedada em Cavani na Copa América-2005, o lateral direito e zagueiro titular da seleção chilena há quase uma década retornou no início do ano passado à América do Sul depois de sete temporadas na Inglaterra e na Alemanha. Aos 31 anos, ainda tem lenha para queimar. Como o poderio financeiro dos clubes brasileiros é bem mais elevado do que o dos chilenos, não deve ser difícil tirá-lo da Universidad de Chile.

ALEJANDRO CHUMACERO
Meia
25 anos
Bolívia
The Strongest (BOL)

Cérebro da seleção boliviana e do Strongest, Chumacero já teve uma experiência no Brasil em 2014, mas não foi bem no Sport. Três anos mais rodado, está pronto para deixar o futebol boliviano outra vez e alçar voos mais altos. Nesta Libertadores, tem dado show. Já marcou seis vezes em cinco aparições pelas fases preliminar e de grupos da competição sul-americana interclubes.


Mais de Cidadãos do Mundo

Por onde andam os jogadores da Itália tetracampeã mundial em 2006?
Que país tem mais técnicos nas eliminatórias da Copa?
Por onde andam os jogadores do Tolima, algoz do Corinthians em 2011?
Revelações: 7 garotos que conquistaram o futebol europeu nesta temporada

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.