Topo

Rafael Reis

Revelações: 7 garotos que conquistaram o futebol europeu nesta temporada

Rafael Reis

13/03/2017 04h00

Até algum tempo atrás, eles eram pouco conhecidos no mundo da bola e ainda não sabiam bem o quão longe poderiam chegar através do futebol.

Mas os primeiros sete meses da temporada 2016/17 transformaram radicalmente esse cenário. Esses garotos deixaram de ser simples apostas para se tornarem as novas sensações do futebol europeu e os objetos de desejo dos clubes mais poderosos do mundo.

Conheça abaixo as sete principais revelações da temporada europeia e os motivos pelos quais todo o mundo anda de olhos bem abertos nesses meninos.

KYLIAN MBAPPÉ
Atacante
Francês
Monaco (FRA)
18 anos

Não é à toa que esse garoto de origem camaronesa vem sendo chamado de novo Thierry Henry. O atacante já destronou dois recordes que pertenciam ao antigo ídolo do Arsenal e da seleção francesa: os de jogador do Monaco mais jovem a estrear (16 anos, 11 meses e 12 dias) pelo time principal e a balançar as redes (17 anos e 2 meses). Na partida de ida do confronto de oitavas de final com o Manchester City, Mbappé marcou seu primeiro gol na Liga dos Campeões. Arsenal, City e Manchester United já admitiram ter interesse no garoto francês.

THOMAS LEMAR
Meia
Francês
Monaco (FRA)
21 anos

Outra revelação do empolgante líder do Campeonato Francês que está na mira do futebol inglês, deve receber propostas na casa de 34 milhões de euros (R$ 115 milhões) de Chelsea e Manchester City. Fã de Andrés Iniesta, o meia nascido em Guadalupe tem estilo semelhante ao do veterano ídolo do Barcelona. Lemar estreou pela seleção francesa principal em novembro, no amistoso contra Costa do Marfim.

ANDREA BELOTTI
Atacante
Italiano
Torino (ITA)
23 anos

Não são muitos os atacantes capazes de marcar 22 gols nas primeiras 27 rodadas de um campeonato tão duro quanto o Italiano. Ainda mais, atuando por um clube que não é dos mais fortes do país… e com apenas 23 anos. Andrea Belotti quer ser o segundo jogador do Torino a conquistar a artilharia do Calcio nos últimos 39 anos. A vaga de titular da seleção italiana, ele já tem. E, se depender de Pep Guardiola, a camisa do Manchester City está prestes a chegar em sua casa.

MATTIA CALDARA
Zagueiro
Italiano
Atalanta (ITA)
22 anos

Uma das razões pelas quais a Atalanta é a sensação do futebol italiano nesta temporada e briga por classificação para as competições europeias, o zagueiro é fruto das categorias de base do clube de Bergamo, uma das mais produtivas do país. O brilho de Caldara no segundo semestre de 2016 foi rapidamente notado pela Juventus, que pagou em janeiro 15 milhões de euros (R$ 51 milhões) para contar com o jogador a partir de 2018.

CHRISTIAN PULISIC
Meia-atacante
Norte-americano
Borussia Dortmund (ALE)
18 anos

Estrangeiro mais jovem a balanças as redes no Campeonato Alemão e jogador mais novo a marcar pela seleção dos EUA na era moderna, esse descendente de croatas está acostumado a quebrar recordes. Apesar de ter estreado na equipe principal do Borussia Dortmund ainda na temporada passada, foi nesta que Pulisic se tornou uma peça importante no elenco de Thomas Tuchel. Jürgen Klopp, seu antigo chefe na Alemanha, morre de vontade de leva-lo para o Liverpool.

ANDRÉ SILVA
Atacante
Português
Porto (POR)
21 anos

Cristiano Ronaldo passou a carreira toda no aguardo de um companheiro de ataque de alto nível na seleção portuguesa. Agora, aos 32 anos, a espera parece estar finalmente chegando ao fim. André Silva apareceu como um fenômeno no Porto. Em sua primeira temporada integral no elenco principal, já marcou 20 gols. Convocado pela primeira vez para a seleção em setembro, já marcou quatro vezes em cinco jogos com a camisa da campeã europeia.

YOURI TIELEMANS
Meia
Belga
Anderlecht (BEL)
19 anos

Já faz tempo que o meia é apontado como a próxima grande revelação da Bélgica. Mas, quatro anos depois de estrear ainda adolescente no Anderlecht, Tielemans parece ter dado o passo definitivo para começar a deixar de ser um jogador "para o futuro". Apesar de não ser um  homem de ataque, o garoto acumula incríveis 17 gols e 10 assistências nesta temporada. Com a Bélgica ficando demais para ele, a transferência para o exterior é só uma questão de tempo. O Arsenal surge atualmente como seu destino mais provável.


Mais de Cidadãos do Mundo

Por onde andam os jogadores do Atlético Nacional campeão da Libertadores?
Quarentões da Libertadores jogam na linha e são "donos" de times
Messi se isola na liderança da Chuteira de Ouro; CR7 entra no top 10
5 nomes para você e seu clube prestarem atenção na Libertadores

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.