Topo

Rafael Reis

Arena multiuso? Conheça o estádio que fica no teto de um shopping center

Rafael Reis

12/03/2017 04h00

O torcedor que sair de casa para assistir a uma partida do FK Vozdovac, nono colocado do Campeonato Sérvio, pode aproveitar para jantar, fazer compras, repor a dispensa e até mesmo curtir um cineminha.

Não, o Bojan Matic Stadium não é uma dessas inúmeras arenas multiusos que viraram febre no mundo todo e trazem algumas opões de restaurante, museu, além da loja oficial do clube e pontos de venda dos seus patrocinadores.

O estádio, inaugurado há quatro anos, vai muito além na ideia de ser um centro de compras. Sua localização é a mesma de um dos maiores shopping centers da região de Belgrado, a capital sérvia.

A arena para 5.200 torcedores fica dentro do Stadion Shooping Centre…. Na verdade, dentro é só uma forma de dizer: ela fica literalmente no teto do shopping.

A construção toda tem cerca de 75 mil quadrados. São dois andares de estacionamento subterrâneo, três de estabelecimentos comerciais, que incluem lojas dos mais variados segmentos, um supermercado, salão de cabelereiros, agências de banco, praça de alimentação, opções de entretenimento e, lá em cima, um estádio com grama artificial.

O Bojan Matic Stadium foi originalmente inaugurado em 1912 e foi utilizado por 99 anos até ser demolido para a construção do shopping e do novo estádio na mesma área.

As obras para duraram dois anos e custaram aproximadamente 22 milhões de euros (cerca de R$ 74 milhões).

Com 115 anos de existência, o FK Vozdovac é um dos clubes mais tradicionais da Sérvia, mas passou a maior parte de sua histórias brigando nas divisões inferiores do futebol da Iugoslávia. Tanto que jamais se sagrou campeão nacional.

A equipe está na primeira divisão sérvia desde 2013. Na última temporada, acabou na sétima colocação.

Como possui certificação da Uefa, o estádio que fica no teto de um shopping center de Vozdovac está apto a receber partidas de competições europeias. O duro é o dono da casa conseguir se classificar para uma delas.


Mais de Clubes

– Não é só Rooney: China ainda tem 9 vagas abertas para estrangeiros
– Igreja Católica é dona da poderosa Juventus de Turim? Verdade ou boato?
– Dependência? Como o Real "ignora" a seca de gols de CR7 na Champions
– River tem elenco mais caro da Libertadores; Brasil põe 6 times no top 10

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.