Topo

Rafael Reis

Novo Guardiola: 5 técnicos que o Barcelona poderia "inventar" para 2017/18

Rafael Reis

23/02/2017 04h00

Goleado por 4 a 0 pelo Paris Saint-Germain no primeiro jogo das oitavas de final da Liga dos Campeões e em uma situação que não é das mais favoráveis na disputa do título espanhol, o Barcelona está em crise. Uma crise que deve custar a permanência do técnico Luis Enrique.

Ao longo dos últimos dias, a imprensa catalã (e também os veículos de comunicação do mundo todo) especulou sobre os possíveis nomes que podem dirigir o clube na próxima temporada: Jürgen Klopp? Jorge Sampaoli? Mauricio Pocchetino?

Mas será que contratar um treinador de sucesso é mesmo a melhor opção? Vale lembrar que o último homem que passou de forma incontestável pelos bancos do Barcelona, Pep Guardiola, jamais havia dirigido um time de primeira divisão até então.

Apresentamos abaixo 5 nomes com esse mesmo perfil, uma invenção da diretoria baseada na história que ele construiu como jogador no Camp Nou, que poderiam comandar Messi, Neymar e Suárez a partir de 2016/17.

XAVI
37 anos

É praticamente consenso na Catalunha que o meia seguirá os passos de seu mentor, Pep Guardiola, e será treinador do Barcelona algum dia. Mas, por que não agora? Apesar de ainda jogar profissionalmente pelo Al-Sadd, do Qatar, não teria dificuldade em rescindir o contrato para mergulhar na nova carreira. O jogador, aliás, já a está exercendo. Desde novembro, divide seu tempo entre os treinos e jogos do Al-Sadd e o posto de auxiliar da seleção qatariana sub-23.

CARLES PUYOL
38 anos

Capitão do Barcelona durante a era Guardiola, o ex-zagueiro deixou os gramados em 2014, mas ainda trabalhou na diretoria de futebol do clube por um semestre antes de deixar a agremiação. Mas, já no discurso de saída, Puyol admitiu que aquele era um até logo, não um adeus. Carles pretende voltar ao Barça. Quem sabe não seja esse o momento ideal para o retorno?

GERARD LÓPEZ
37 anos

Volante da mesma geração de Xavi nas categorias de base, defendeu o time principal do Barcelona entre 2000 e 2005 e também atuou por Monaco e Valencia. É muito ligado à identidade catalã, tanto que, desde 2013, dirige a seleção da Catalunha, que se reúne uma vez por ano. Gerard também é o treinador do Barça B, líder do seu grupo na terceira divisão espanhola. Foi esse justamente o cargo que Guardiola ocupou antes de ser promovido ao time principal.

GABRI GARCÍA
38 anos

Outra cria de La Masia, fez parte do elenco que conquistou a Liga dos Campeões da Europa de 2005. Apesar de nunca ter tido muito destaque, disputou mais de 120 partidas como lateral ou meia da equipe principal do Barcelona. Desde 2014, trabalha nas categorias de base do clube. Atualmente, dirige o time que está nas oitavas de final da Champions sub-19.

PATRICK KLUIVERT
40 anos

Fez sucesso com a camisa do Barcelona entre 1998 e 2004 e marcou quase uma centena de gols pelo clube. O ex-atacante já foi assistente da seleção holandesa, dirigiu Curaçao e trabalhou nas categorias de base do Ajax. Apesar de mais experiente que os outros nomes citados aqui, Kluivert tem um inconveniente que precisa ser levado em conta: o fato de ser atualmente diretor de futebol do PSG. Mas, será que uma oferta para dirigir o time mais marcante de sua carreira não seria capaz de fazê-lo balançar?


Mais de Cidadãos do Mundo

Fã, Buffon deu ao filho nome de goleiro preso por magia negra
Artilheiro do Inglês, astro do Arsenal já foi criticado por excesso de sexo
"Ano de ouro" faz Cavani assumir artilharia da Europa
Sensação da Europa, técnico do Chelsea já foi suspenso por fraude em placar

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.