Topo

Rafael Reis

Mesmo com crise do Barça, Messi chega à liderança da Chuteira de Ouro

Rafael Reis

21/02/2017 13h00

O Barcelona está em crise. Os jogadores viraram alvo de cobrança de torcedores e imprensa. O técnico Luis Enrique está na berlinda e deve ser substituído no fim da temporada. Mas nada disso impede que Lionel Messi siga acumulando feitos individuais.

Com os dois gols marcados na apertada vitória por 2 a 1 sobre o Leganés, no domingo, o astro argentino tornou-se um dos líderes da Chuteira de Ouro.

O camisa 10 do Barça soma 38 pontos e divide com o bósnio Edin Dzeko (Roma) e com o argentino Gonzalo Higuaín (Juventus) o primeiro lugar do prêmio concedido ao maior artilheiro das ligas nacionais da Europa na temporada.

Dos três, Messi é o único que já levou esse troféu para casa. Ele venceu a corrida dos goleadores em 2009/10, 2011/12 e 2012/13.

O trio de líderes da atual temporada chegou ao topo da tabela porque o Edinson Cavani passou em branco no último fim de semana. O uruguaio, que ocupava o primeiro lugar na última parcial, não conseguiu impedir que o Paris Saint-Germain empatasse por 0 a 0 com o Toulouse, no domingo.

Com isso, Cavani caiu para a quarta colocação no ranking, com 37,5 pontos, seguido por Luis Suárez, seu compatriota do Barcelona e atual vencedor da Bola de Ouro, que tem 36 –somou 80 pontos na temporada anterior.

Eleito o melhor jogador do planeta em 2016, o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, aparece apenas em 21º no ranking de goleadores do futebol europeu.

O "Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial do prêmio.

Confira o top 10 da Chuteira de Ouro

1º – Lionel Messi (ARG, Barcelona) – 38 pontos (19 gols)
2º – Edin Dzeko (BOS, Roma) – 38 pontos (19 gols)
3º – Gonzalo Higuaín (ARG, Juventus) – 38 pontos (19 gols)
4º – Edinson Cavani (URU, Paris Saint-Germain) – 37,5 pontos (25 gols)
5º – Luis Suárez (URU, Barcelona) – 36 pontos (18 gols)
6º – Robert Lewandowski (POL, Bayern de Munique) – 34 pontos (17 gols)
7º – Andrea Belotti (ITA, Torino) – 34 pontos (17 gols)
8º – Anthony Modeste (FRA, Colônia) – 34 pontos (17 gols)
9º – Bas Dost (HOL, Sporting) – 34 pontos (17 gols)
10º – Alexis Sánchez (CHI, Arsenal) – 34 pontos (17 gols)


Mais de Cidadãos do Mundo

Artilheiro do Inglês, astro do Arsenal já foi criticado por excesso de sexo
"Ano de ouro" faz Cavani assumir artilharia da Europa
Sensação da Europa, técnico do Chelsea já foi suspenso por fraude em placar
Reforço de peso do Palmeiras, Borja acumula fiascos longe da Colômbia

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.