Topo

Rafael Reis

Suárez e zebra holandesa alcançam Auba e dividem ponta da Chuteira de Ouro

Rafael Reis

31/01/2017 13h00

Depois de quase dois meses isolado no topo do ranking da Chuteira de Ouro, o gabonês Pierre-Emerick Aubameyang ganhou companhia na liderança do prêmio concedido ao maior goleador das ligas nacionais da Europa.

O uruguaio Luis Suárez, do Barcelona, e a zebra holandesa Bas Dost, do Sporting, balançaram as redes na última semana e alcançaram os mesmos 32 pontos do atacante do Borussia Dortmund.

Bas Dost

Atual vencedor da Chuteira de Ouro, com 80 pontos na temporada 2016/16, Suárez fez o gol do empate do Barça no 1 a 1 contra o Betis, no domingo. Já o europeu fez dois na vitória por 4 a 2 da equipe de Lisboa sobre o Paços Ferreira, sábado.

Enquanto seus novos companheiros na liderança do prêmio tiveram um bom fim de semana, Aubameyang passou em branco no seu retorno ao Dortmund após a eliminação na Copa Africana de Nações –ficou por 72 minutos em campo no 1 a 1 com o Mainz.

O africano estava sozinho no primeiro lugar desde o começo de dezembro, mas teve sua corrida prejudicada pela paralisação de fim de ano da Bundesliga.

Quem também já colou na ponta foi Edinson Cavani. O uruguaio do Paris Saint-Germain está a apenas 0,5 ponto dos líderes e só não ocupa a primeira colocação porque seus 21 gols marcados no Francês têm peso menor que os 16 anotados pelos opositores no Espanhol, no Português e no Alemão.

O argentino Lionel Messi, que já ganhou três vezes a Chuteira de Ouro, ocupa a sexta colocação no ranking. Eleito o melhor jogador do planeta em 2016, o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, é o 18º.

O "Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial do prêmio

Confira o top 10 da Chuteira de Ouro

1º – Luis Suárez (URU, Barcelona) – 32 pontos (16 gols)
2º – Bas Dost (HOL, Sporting) – 32 pontos (16 gols)
3º – Pierre-Emerick Aubameyang (GAB, Borussia Dortmund) – 32 pontos (16 gols)
4º – Edinson Cavani (URU, Paris Saint-Germain) – 31,5 pontos (21 gols)
5º – Edin Dzeko (BOS, Roma) – 30 pontos (15 gols)
6º – Lionel Messi (ARG, Barcelona) – 30 pontos (15 gols)
7º – Gonzalo Higuaín (ARG, Juventus) – 30 pontos (15 gols)
8º – Diego Costa (ESP, Chelsea) – 30 pontos (15 gols)
9º – Mauro Icardi (ARG, Inter de Milão) – 30 pontos (15 gols)
10º – Alexis Sánchez (CHI, Arsenal) – 30 pontos (15 gols)


Mais de Cidadãos do Mundo

Como um jogador chinês "meia boca" fez história por custar R$ 68 milhões
Abuso sexual, álcool e agressão: conheça o bad boy da Copa Africana
Em crise, City tem piores posse de bola e passe da carreira de Guardiola
Além de Drogba: 7 estrelas internacionais para seu time contratar

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.