Topo

Rafael Reis

Dupla do Barcelona chega ao pódio da Chuteira de Ouro e ameaça Aubameyang

Rafael Reis

24/01/2017 13h00

Dois dos três únicos jogadores que conquistaram a Chuteira de Ouro nos sete últimos anos, Lionel Messi e Luis Suárez entraram de vez na briga pelo prêmio concedido ao maior artilheiro das ligas nacionais da Europa na temporada.

A vitória por 4 a 0 sobre o Eibar, no domingo, fez a dupla do Barcelona encostar no líder do ranking, o gabonês Pierre-Emerick Aubameyang.

Messi e Suarez

O argentino e o uruguaio marcaram um gol cada contra o time basco e chegaram a 15 gols no Campeonato Espanhol. Com 30 pontos acumulados na Chuteira de Ouro, estão a apenas dois pontos (e um gol) do astro do Borussia Dortmund.

Outros quatro jogadores têm a mesma pontuação dos sul-americanos do Barça e ameaçam a liderança do artilheiro do Campeonato Alemão: o brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa (Chelsea), o argentino Mauro Icardi (Inter de Milão), o chileno Alexis Sánchez (Arsenal) e o uruguaio Edinson Cavani (PSG).

Líder da Chuteira de Ouro, Aubameyang não pontua desde 16 de dezembro, quando marcou no empate por 2 a 2 com o Hoffenheim. Depois disso, o Campeonato Alemão entrou em férias de fim de ano, e o jogador se mandou para a Copa Africana de Nações.

A eliminação do anfitrião Gabão ainda na fase de grupos do torneio continental pode ajudar o atacante a se manter na ponta do prêmio. O Dortmund espera contar com Auba já neste sábado, contra o Mainz.

Cristiano Ronaldo, eleito o melhor jogador do mundo em 2016 e o outro vencedor da Chuteira de Ouro nos últimos sete anos, ocupa apenas a 22ª colocação nesta temporada, com 24 pontos.

O "Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial do prêmio.

Confira o top 10 da Chuteira de Ouro

1º – Pierre-Emerick Aubameyang (GAB, Borussia Dortmund) – 32 pontos (16 gols)
2º – Luis Suárez (URU, Barcelona) – 30 pontos (15 gols)
3º – Lionel Messi (ARG, Barcelona) – 30 pontos (15 gols)
4º – Diego Costa (ESP, Chelsea) – 30 pontos (15 gols)
5º – Mauro Icardi (ARG, Inter de Milão) – 30 pontos (15 gols)
6º – Alexis Sánchez (CHI, Arsenal) – 30 pontos (15 gols)
7º – Edinson Cavani (URU, Paris Saint-Germain) – 30 pontos (20 gols)
8º – Christian Gytkjaer (DIN, Rosenborg) – 28,5 pontos (19 gols)
9º – Robert Lewandowski (POL, Bayern de Munique) – 28 pontos (14 gols)
10º – Andrea Belotti (ITA, Torino) – 28 pontos (14 gols)

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.