Topo

Rafael Reis

Além de Drogba: 7 estrelas internacionais para seu time contratar

Rafael Reis

24/01/2017 04h00

O Corinthians ainda aguarda uma resposta de Didier Drogba para saber se o atacante marfinense de 38 anos que marcou época no Chelsea será seu grande reforço para a temporada 2017.

Contratações como a do africano, jogadores estrangeiros consagrados internacionalmente, ainda que em fim de carreira, são algo raro no futebol brasileiro. O holandês Clarence Seedorf (Botafogo) e o uruguaio Diego Forlán (Internacional) foram as exceções dos últimos anos.

Mas a prática, muito utilizada na China, nos Estados Unidos e na Índia, também poderia ser mais adotada por aqui.

Listamos abaixo sete jogadores de perfil semelhante ao de Drogba que poderiam entrar na mira de clubes brasileiros.

FRANK LAMPARD
Meia
Inglês
38 anos
Sem clube
Lampard
Companheiro de Drogba nos anos dourados do Chelsea de José Mourinho, o meia deixou a Inglaterra para ser o astro do novato New York City. Ao longo de duas temporadas nos Estados Unidos, Lampard marcou 15 gols. Apesar de ainda sonhar com um retorno ao clube onde se consagrou, o jogador dificilmente conseguirá vestir novamente a camisa do time londrino. Livre para negociar com quem quiser e já devidamente estabelecido financeiramente, seria uma grande atração no futebol brasileiro.

SAMUEL ETO'O
Atacante
Camaronês
35 anos
Antalyaspor (TUR)
Eto'o
Um dos maiores nomes da história do futebol africano, o atacante já teve um flerte com o Brasil em 2015, quando foi a Ribeirão Preto disputar um amistoso entre Botafogo (SP) e Comercial. Ex-Barcelona, Inter de Milão e Chelsea, Eto'o joga atualmente na Turquia e continua sendo uma máquina de fazer gols –26 em uma temporada e meia pelo Antalyaspor. Mesmo jogando bem, o camaronês já teve problemas de relacionamento em seu clube atual, o que facilitaria sua saída.

RAFAEL VAN DER VAART
Meia
Holandês
33 anos
Midtjylland (DIN)
Van der Vaart
Especulado no Palmeiras e no Santos no início do ano passado, o holandês não foi muito bem avaliado pelos dois clubes devido a suas condições físicas e se mandou para o futebol dinamarquês. No Midtjylland, no entanto, Van der Vaart recuperou um pouco da forma e até teve uma certa sequência de jogos. Será o suficiente para começar a agradar os times daqui e voltar a ter o nome cogitado no mercado brasileiro?

KEVIN KURANYI
Atacante
Alemão
34 anos
Sem clube

Integrante da seleção alemã nas Eurocopas de 2004 e 2008, o centroavante nascido no Rio de Janeiro e que fez sucesso com as camisas de Stuttgart e Schalke 04 está desempregado desde que deixou o Hoffenheim, no fim da temporada passada. Jogar no Brasil faria com que Kuranyi realizasse o sonho de jogar profissionalmente no país onde nasceu. O atacante alemão já se declarou torcedor do Flamengo.

DIEGO FORLÁN
Meia-atacante
Uruguaio
37 anos
Sem clube
Forlan
O melhor jogador da Copa do Mundo-2010 jogou no Brasil em 2012 e 2013, quando se sagrou campeão e artilheiro do Gaúcho pelo Internacional. O último clube do uruguaio foi o Mumbai City, pelo qual disputou a Superliga Indiana no fim do ano passado. Diego Forlán tem um acordo com o Barcelona de Guayaquil para jogar um amistoso nesta semana, mas não deve atuar pela equipe equatoriana na Libertadores.

RAÚL MEIRELES
Meia
Português
33 anos
Sem clube
Raul Meireles
O meia português, que fez sucesso no Porto e passou por Liverpool e Chelsea, está sem jogar desde o meio do ano passado, quando terminou seu contrato com o Fenerbahce. Desde então, Raúl Meireles está à espera de uma boa oportunidade para voltar a jogar. No segundo semestre de 2016, ele chegou a ser oferecido ao Botafogo, mas o negócio não decolou. Quem sabe agora, no mesmo clube ou em outro time brasileiro?

MICHAEL ESSIEN
Volante
Ganês
34 anos
Sem clube
Essien
Volante de sucesso no Chelsea e ex-companheiro de Lampard e Drogba, o africano é mais um astro internacional à procura de emprego. Essien está desempregado desde setembro, quando foi demitido do Panathinaikos (GRE) e recebeu uma indenização de 650 mil euros (R$ 2,2 milhões). Com Essien de bolso cheio, quem sabe algum clube brasileiro acabe se interessando por ele.


Mais de Cidadãos do Mundo

Algoz do Brasil e peladão: 5 jogadores que foram parar no Big Brother
Gigantes do futebol: 5 jogadores famosos com mais de 2 m de altura
Icardi encosta em Aubameyang e fica a um gol da ponta da Chuteira de Ouro
Modelo croata fez fama por sexo em campo e virou até colunista de jornal

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.