Topo

Rafael Reis

"Cão de guarda" e vítima de machismo: conheça a irmã de Messi

Rafael Reis

21/01/2017 04h00

Rafaela Santos, a irmã de Neymar, é uma subcelebridade no Brasil e vive aparecendo também na imprensa internacional. Kátia Aveiro, uma das irmãs de Cristiano Ronaldo, tem uma carreira de cantora em Portugal e acabou de estrear como atriz de novela.

Mas e Lionel Messi? O craque argentino do Barcelona também tem uma irmã.

Maria Sol Messi

María Sol é a única mulher e a mais nova dos quatro filhos do casal Jorge Horacio Messi e Celia María Cuccitini.

Aos 23 anos, tem um perfil bem mais discreto do que as irmãs dos outros astros. A maior parte das fotos postadas em sua página no Instagram, por exemplo, mostram-na ao lado do namorado ou com os sobrinhos.

Imagens de María Sol sozinha, malhando na academia ou vestindo trajes mínimos até existem, mas são raridade em suas redes sociais.

Apesar de viver com a mãe em Rosario, cidade onde ela e Lionel nasceram, na Argentina, a irmã de Messi atua informalmente como uma espécie de porta-voz e relações públicas do camisa 10 do clube catalão.

Por exemplo, foi ela que que ficou encarregada de anunciar ao público o nascimento do primeiro filho do craque, Thiago.

E é nesse papel de relações públicas que ela mostra um dos traços mais marcantes de sua personalidade: a defesa ferrenha do mano.

Na tentativa de proteger o irmão de críticas e comentários maldosos, María Sol já se envolveu em algumas polêmicas nas redes sociais.

Em 2012, ela discutiu rispidamente via Twitter com fãs de Cristiano Ronaldo que estavam criticando Messi e dizendo que a carreira do argentino estava em declínio.

Bem mais sério foi um incidente ocorrido no ano passado, que colocou a irmã do craque no centro de uma discussão sobre machismo no futebol.

María Sol não gostou das críticas feitas pela imprensa argentina ao desempenho do irmão na derrota por 3 a 0 para o Brasil, em novembro, e tratou de rebatê-las nas redes sociais. Cinco dias depois, a Argentina venceu a Colômbia pelo mesmo placar, e ela ofereceu a vitória ao jornalista Martín Liberman, da Fox Sports.

O argentino, que estava no ar naquele momento, não deixou por menos. Ao vivo em seu programa de TV, mandou um beijo para a caçula da família Messi e disse não discutir futebol com mulheres.

O caso ganhou repercussão internacional e fez até Dalma Maradona, filha de Diego Maradona, com quem Messi rivaliza pelo posto de maior jogador argentino da história, sair em defesa da garota.

María Sol, discreta como é, certamente preferia que nada disso tivesse acontecido.


Mais de Cidadãos do Mundo

Icardi encosta em Aubameyang e fica a um gol da ponta da Chuteira de Ouro
Modelo croata fez fama por sexo em campo e virou até colunista de jornal
7 transferências dos anos 1990 que parecem absurdas hoje em dia
1 em cada 5 jogadores da Copa Africana nasceu em outro continente

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.