Topo

Rafael Reis

7 transferências dos anos 1990 que parecem absurdas hoje em dia

Rafael Reis

15/01/2017 04h00

O futebol muda. O dinheiro e o sucesso trocam de mãos. Times que eram gigantes praticamente caem no esquecimento, enquanto novas forças surgem empurradas por proprietários milionários ou muito trabalho.

Até por isso, muita coisa que aconteceu no passado da modalidade simplesmente não faz sentido para nossos olhos e repertórios de informações atuais.

Listamos abaixo sete transferências internacionais dos anos 1990 que certamente não se repetiriam nos dias de hoje. E, mais que isso, que chegam até a parecer estranhas para quem não viveu aquela época.

ROMÁRIO
Foi do Barcelona para o Flamengo em 1995
Romário
Seis meses depois de ser o protagonista da conquista do tetracampeonato da Copa do Mundo com a seleção brasileira, o melhor jogador do planeta de 1994 decidiu dar um basta em sua carreira na Europa e voltar para o calor do Rio de Janeiro. Com uma poderosa e inusitada campanha de marketing, o Flamengo conseguiu repatriar o Baixinho e construir o "melhor ataque do mundo" (Sávio, Romário e Edmundo), que não deu muito certo.

RONALDO
Foi do Barcelona para a Inter de Milão em 1997
RONALDO
Vocês conseguem imaginar Messi ou Cristiano Ronaldo deixando o futebol espanhol para jogar na Itália? E ainda por cima para defender outro clube que não a Juventus? Pois foi mais ou menos isso que aconteceu em 1997. Ronaldo, ainda antes de ganhar o apelido Fenômeno, havia acabado de ser eleito o melhor jogador do mundo e fazer uma temporada de estreia histórica pelo Barcelona quando se mandou para a Inter de Milão, uma das potências do campeonato nacional mais forte e rico da época, o Italiano.

DENILSON
Foi do São Paulo para o Betis em 1998
Denilson
Hoje em dia, uma jovem estrela do São Paulo frequentemente convocada para seleção brasileira se transferir para o Betis já seria algo bizarro. Agora, essa transferência ser a mais cara da história do futebol mundial é algo que chega a beirar a insanidade. Sim, Denilson, aquele que hoje é comentarista da Band, foi para o clube espanhol por uma fortuna até então jamais paga por um jogador de futebol: 32 milhões de dólares.

DAVID GINOLA
Foi do Paris Saint-Germain para o Newcastle em 1995
Ginola
O meia francês era um dos principais astros do Paris Saint-Germain quando aceitou o convite para vestir a camisa do Newcastle e jogar na Premier League. Só que naquela época, 22 anos atrás, o PSG ainda não era rico, não tinha ambição de vencer a Liga dos Campeões da Europa e nem mesmo era a principal potência da França. Já o Newcastle, era uma força da Inglaterra, não um time da segunda divisão.

DEJAN PETKOVIC
Foi do Real Madrid para o Vitória em 1997
Petkovic
Um sérvio ir parar na Bahia é algo que certamente não se vê todo dia. Agora, um sérvio deixar o Real Madrid para jogar no Vitória é daquelas situações que só acontecem uma vez por século. Petkovic já tinha oito jogos pelo time principal do Real e nenhum vínculo com o Brasil quando foi descoberto pelo time baiano em um torneio amistoso e aceitou convite para ser emprestado ao Vitória. Deu tão certo que Pet virou ídolo no novo país e também passou por Flamengo, Vasco, Fluminense, Goiás, Santos e Atlético-MG.

CÉSAR SAMPAIO, EVAIR E ZINHO
Foram do Palmeiras para o Yokohama Flugels em 1995
Cesar Sampaio
Três das estrelas do Palmeiras na conquista do bicampeonato brasileiro, em 1993 e 1994, decidem deixar o país seduzidos por propostas milionárias vindas do Oriente. Parece até algo atual, né? Só que eles não foram para a China, mas sim para o Japão, o mercado asiático que, naquele momento, havia acabado de descobrir o futebol e investia pesado para atrair jogadores de fama internacional para turbinar sua liga.

ANTÔNIO CARLOS
Foi do São Paulo para o Albacete em 1992
Zago
O hoje treinador do Internacional havia conquistado o título da Libertadores do São Paulo quando aceitou uma proposta de transferência para o futebol espanhol. Até aí nada demais, certo? Mas seu destino não foi nenhum Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid ou mesmo Sevilla. Zago foi parar no Albacete, clube que hoje está na terceira divisão do Campeonato Espanhol.


Mais de Cidadãos do Mundo

1 em cada 5 jogadores da Copa Africana nasceu em outro continente
Messi entra no top 10 da artilharia da Europa; Cristiano Ronaldo é o 24º
Melhor do mundo, CR7 já foi expulso da escola e acusado de furto
CR7 chorava quando perdia e respondia provocações com pedradas, conta amigo

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.