Topo

Rafael Reis

5 motivos que fazem de CR7 favorito na eleição de melhor do mundo

Rafael Reis

08/01/2017 04h00

Eleito o melhor jogador do mundo em 2008, 2013 e 2014, Cristiano Ronaldo tem tudo para vencer também a eleição da Fifa de maior craque do planeta em 2016.

O português de 31 anos, que foi vice em 2015 e um dos grandes nomes do esporte há uma década, é o favorito para levantar o troféu nesta segunda-feira, em Zurique (SUI).

Lionel Messi e Antoine Griezmann, os outros finalistas do prêmio, correm por fora e, caso sejam escolhidos, protagonizarão uma grande zebra.

Conheça abaixo cinco razões que colocaram o camisa 7 do Real nesta situação, a um passo do seu quarto título de melhor do mundo.

CAMPEÃO DO QUE IMPORTA
Cristiano Ronaldo
Conseguiu algo muito raro, faturar os títulos dos dois campeonatos mais importantes do ano, a Liga dos Campeões (11ª conquista do Real Madrid) e a Eurocopa (maior momento da história da Portugal). E, apesar de não ter brilhado em nenhuma das duas finais, foi o protagonista do seu time e da seleção ao longo das campanhas vitoriosas.

OUTROS PRÊMIOS DE MELHOR DO MUNDO
Venceu os prêmios que acabam servindo como prévia do resultado da eleição da Fifa. Em 2016, a estrela maior do Real Madrid já foi eleita o melhor do mundo pela revista "France Football" (Bola de Ouro), pelo jornal britânico "Daily Mail" e pelo site "Goal.com", além de ter faturado o Globe Soccer Awars, nos Emirados Árabes.

POKER-TRICK
Cristiano Ronaldo não foi o artilheiro do ano. Mas, entre os candidatos a melhor do mundo, só ele conseguiu marcar quatro gols em uma mesma partida ao longo de 2016, marca chamada de poker-trick. E não foi apenas uma vez. O atacante fez na goleada por 7 a 1 contra o Celta, pelo Espanhol, em março, e repetiu a dose ante Andorra (6 a 0), sete meses depois, pelas eliminatórias da Copa do Mundo.

CONFRONTOS DIRETOS
Cristiano Ronaldo
O favorito ao prêmio da Fifa também levou a melhor nos confrontos diretos dentro de campo contra seus oponentes ao posto de melhor do mundo. Cristiano Ronaldo enfrentou Messi ou Griezmann seis vezes ao longo de 2016. Foram três vitórias, dois empates e uma derrota. O português marcou quatro gols nessas partidas.

NA HISTÓRIA
Os gols contra América-MEX e Kashima Antlers, em dezembro, foram históricos. O Mundial de Clubes era a única competição oficial que Cristiano Ronaldo já havia disputado e ainda não havia balançado as redes com a camisa do Real Madrid. Agora, o português pode se orgulhar de ter deixado sua marca em todos os torneios no qual foi a campo pelo clube espanhol.


Mais do Melhor do Mundo

Artilheiro e "voto de robô": 5 razões para Messi ser o melhor do mundo
Craque da Euro e inquebrável: 5 razões para Griezmann ser o melhor do mundo
CR7 chorava quando perdia e respondia provocações com pedradas, conta amigo
Messi já recebeu algum cartão vermelho?
Pênalti é gol? Griezmann não acertou nem metade das cobranças na carreira

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.