Topo

Rafael Reis

Artilheiro e "voto de robô": 5 razões para Messi ser o melhor do mundo

Rafael Reis

07/01/2017 04h00

Finalista da eleição de melhor jogador do mundo pela décima edição consecutiva, Lionel Messi desta vez é azarão no prêmio da Fifa.

O astro argentino, vencedor em 2009, 2010, 2011, 2012 e 2015, até ganhou o Campeonato Espanhol e a Copa do Rei, mas passou em branco nos dois torneios mais importantes do ano (Liga dos Campeões e Copa América Centenário).

Por isso, entra em desvantagem na disputa com o multicampeão Cristiano Ronaldo, favorito para ficar com o prêmio em 2016. O francês Antoine Griezmann é o outro finalista.

O melhor jogador do mundo será conhecido na próxima segunda-feira, em Zurique (SUI). O mais provável é que o nome anunciado seja o do português. Mas nunca dá para considerar Messi carta fora do baralho. Entenda por quê:

ARTILHEIRO DO ANO
Messi2
Ninguém no planeta balançou mais as redes que Messi no ano passado. Somando as partidas oficiais disputadas pelo Barcelona e pela seleção argentina, o camisa 10 marcou 59 vezes ao longo de 2016, quatro a mais que Cristiano Ronaldo e 22 de vantagem para Griezmann. O argentino foi ainda um dos cinco artilheiros da última edição Copa do Rei, com cinco gols.

CRAQUE DO SEMESTRE
Cristiano Ronaldo pode até ser o favorito para levar o prêmio de melhor jogador do ano, mas difícil contestar que Messi é o grande nome do segundo semestre de 2016 no futebol mundial. E um dado mostra bem isso. O argentino marcou nada menos do que dez gols na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa. O vice-artilheiro do torneio interclubes mais importante do planeta, Edinson Cavani, tem só seis gols.

GARÇOM
Messi não foi apenas o artilheiro do ano, mas também aquele que, dentre os três candidatos ao posto de melhor do mundo, mais colocou seus companheiros em condições de balançar as redes. Ao longo de 2016, o jogador do Barcelona distribuiu 34 assistências, contra 17 de Cristiano Ronaldo e 15 de Griezmann.

VOTO DE ROBÔ
Messi
Messi tem entre seus eleitores um que não leva em conta a fama, as opiniões dos outros e os sentimentos provocados pelos candidatos. De acordo com os algoritmos do WhoScored?, site especializado em estatísticas, o argentino foi melhor que os outros candidatos ao prêmio em 2016. De acordo com o robô do site, que leva em consideração diferentes dados de atuação de cada jogador, Messi teve nota 8,46 no ano passado, contra 7,99 de CR7 e 7,50 do francês do Atlético de Madri.

VERSATILIDADE
Qual a posição de Messi? Cada vez mais maduro, o argentino chegou a um momento da carreira em que praticamente escolhe onde quer atuar. No Barcelona, ele é, pelo menos em tese, o ponta direita. Mas, na prática, acaba atuando mais como camisa 10, logo atrás de Neymar e Suárez. Isso quando não recua ainda mais e ajuda na saída de bola do clube catalão. Cristiano Ronaldo e Griezmann são muito mais limitados do ponto de vista tático e incapazes de exercer tantas funções diferentes.


Mais do Melhor do Mundo

Craque da Euro e inquebrável: 5 razões para Griezmann ser o melhor do mundo
CR7 chorava quando perdia e respondia provocações com pedradas, conta amigo
Messi já recebeu algum cartão vermelho?
Pênalti é gol? Griezmann não acertou nem metade das cobranças na carreira

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.