Topo

Rafael Reis

Craque da Euro e inquebrável: 5 razões para Griezmann ser o melhor do mundo

Rafael Reis

06/01/2017 06h00

Único estreante entre os finalistas do prêmio de melhor jogador do mundo, o atacante francês Antoine Griezmann, 25, teve um 2016 inesquecível.

O camisa 7 do Atlético de Madri foi vice-campeão europeu (Liga dos Campeões) tanto por seu clube, quanto pela seleção (Eurocopa).

Mas o sucesso ainda não deve ser suficiente para lhe dar o posto de maior craque do futebol mundial. O francês entra como azarão na disputa com Cristiano Ronaldo e Lionel Messi pelo prêmio da Fifa, cujo vencedor será anunciado na próxima segunda-feira, em Zurique (SUI).

Mas, acredite, há sim motivos para apontar Griezmann como o melhor jogador de 2016. Conheça abaixo alguns deles:

REI DOS PRÊMIOS INDIVIDUAIS
Griezmann
Quem disse que Griezmann não ganhou nada em 2016? O camisa 7 pode até não ter levantado nenhum troféu com o Atlético de Madri e nem com a seleção francesa, mas foi o rei dos prêmios individuais. O atacante foi eleito o melhor jogador de duas das três grandes competições que disputou ao longo do ano: Eurocopa e Campeonato Espanhol. Definitivamente, não é pouco.

GOL VALE MAIS
Griezmann marcou 37 gols em 2016, bem menos que os 59 de Messi e os 55 de Cristiano Ronaldo. Mas, enquanto o argentino e o português atuam em times que são verdadeiras máquinas de fazer gol, o francês joga no Atlético de Madri, uma equipe cujo ponto forte está na defesa e que cria muito menos oportunidades de gol que as outras grandes da Espanha. Por isso, dá para considerar que os gols de Griezmann têm peso maior que os dos rivais de prêmio.

CURVA ASCENDENTE
Enquanto Messi e Cristiano Ronaldo estão estabelecidos no topo do futebol mundial há mais de meia década e já não mostram mais um crescimento de desempenho, Griezmann vem melhorando temporada após temporada. Prova disso é que o atacante francês não ficou nem entre os 23 indicados que poderiam ser votados no prêmio de melhor do mundo de 2015 e, agora, é um dos finalistas.

INQUEBRÁVEL
Griezmann
Griezmann disputou incríveis 68 partidas em 2016 e só desfalcou o Atlético de Madri em uma rodada do Campeonato Espanhol e em jogos das fases preliminares da Copa do Rei, quando são mesmo escalados times mistos. Mais velhos, Messi e Cristiano Ronaldo enfrentaram problemas físicos e ganharam mais descansos. O argentino atuou em 62 jogos e o português, em 57.

SEM REJEIÇÃO
Os seguidos anos de disputa entre Cristiano Ronaldo e Messi pelo protagonismo do futebol mundial provocaram uma rivalidade enorme entre eles. Há muitos fãs do português que detestam o argentino e vice-versa. Griezmann é uma terceira via no meio dessa briga. Não tem tantos fãs quanto a dupla, mas também não sofre com a rejeição de ninguém.


Mais do Melhor do Mundo

CR7 chorava quando perdia e respondia provocações com pedradas, conta amigo
Messi já recebeu algum cartão vermelho?
Pênalti é gol? Griezmann não acertou nem metade das cobranças na carreira

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.