Topo

Rafael Reis

Ano de despedidas: 6 jogadores que se aposentaram do futebol em 2016

Rafael Reis

31/12/2016 06h00

O torcedor do Liverpool jamais se esquecerá de Steven Gerrard. O da Unidese lembrará para sempre do inesgotável Di Natale. E os gols Diego Miltio estão eternizados nas retinas dos fãs do Racing.

Os três jogadores citados acima puxam a fila de nomes conhecidos do futebol mundial que tomaram em 2016 a complicada decisão de encerrar a carreira profissional.

Mas eles não foram os únicos. Conheça abaixo algumas estrelas que se aposentaram ao longo dos últimos 12 meses.

STEVEN GERRARD
36 anos
Inglês
Gerrard
Maior ícone do Liverpool nos anos 2000, o meia já havia tido uma festa de despedida em 2015, quando deixou o clube inglês para se aventurar nos EUA. Depois de um ano e meio no Los Angeles Galaxy, veio o anúncio definitivo. Gerrard decidiu em novembro confirmar os rumores de que não voltaria mais a jogar futebol profissional e anunciou a aposentadoria. O agora ex-jogador cogita ingressar na carreira de técnico.

DIEGO MILITO
37 anos
Argentino
Diego Milito
Em 2014, o centroavante voltou ao Racing, de onde havia saído 11 anos antes, para tirar o clube de uma fila de 13 anos sem conquistar o título argentino. Dois anos depois, em maio de 2016, despediu-se do seu primeiro e último lar com uma vitória sobre o Temperley, um gol de pênalti e sendo ovacionado por quase 50 mil torcedores que foram ver de perto o adeus do ídolo e capitão.

ANTONIO DI NATALE
39 anos
Italiano
Di Natale
Uma participação em Copa do Mundo, duas disputas de Eurocopa, duas artilharias e um prêmio de melhor jogador do Campeonato Italiano. Tudo isso atuando por um clube apenas mediano. Antonio di Natale passou 12 temporadas na Udinese e em apenas uma dela não marcou mais do que dez gols. E foi justamente a queda de desempenho em 2015/16 que o fez perceber que havia chegado a hora de parar.

NEMANJA VIDIC
35 anos
Sérvio
Vidic
Um dos grandes zagueiros do planeta na década passada, estava em decadência desde os últimos anos de sua passagem pelo Manchester United. Vidic ainda tentou reconstruir sua carreira ao se transferir para a Inter de Milão, em 2014, mas, um ano e meio depois e enfrentando vários problemas físicos, pediu para rescindir seu contrato. Em janeiro, anunciou que não buscaria outro clube e nem voltaria ao futebol profissional.

LANDON DONOVAN
34 anos
Norte-americano
Donovan
Um dos maiores nomes da história do futebol nos Estados Unidos, o meia-atacante já havia se despedido do esporte dois anos atrás. Mas, em setembro, decidiu voltar ao Los Angeles Galaxy para ajudar o time que sofria com problemas físicos de alguns dos seus principais jogadores. A "segunda carreira" de Donovan durou pouco: só seis jogos. No final da temporada, ele se aposentou mais uma vez.

JUAN CARLOS HENAO
44 anos
Goleiro
Henao
Campeão da Libertadores de 2004 pelo Once Caldas e de passagem esquecível pelo Santos, o goleiro colombiano de cabelos longos e shorts minúsculos disputou em novembro a última de suas mais de 600 partidas oficiais. Henao afirmou que ainda se sentia fisicamente bem para continuar defendendo o Once Caldas, mas que optou pela aposentadoria devido à pressão de parte da torcida, que o considera velho demais para defender o clube.


Mais de Cidadãos do Mundo

Messi supera Cristiano Ronaldo e é o artilheiro de 2016
Futebol italiano emplaca 3 no top 10 da Chuteira de Ouro; Aubameyang lidera
Afinal, quem é a mãe do filho de Cristiano Ronaldo?
4 jogadores que atuaram menos que Gabigol na temporada europeia

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.