Topo

Rafael Reis

Messi supera Cristiano Ronaldo e é o artilheiro de 2016

Rafael Reis

30/12/2016 06h00

Vencedor da Bola de Ouro, provável campeão da eleição da Fifa e favorito em qualquer prêmio de melhor jogador do mundo em 2016, Cristiano Ronaldo só não pode se orgulhar de ter sido o maior artilheiro do ano.

Pelo menos no número de gols marcados ao longo dos últimos 12 meses, o astro português foi superado pelo seu tradicional arquirrival no futebol, Lionel Messi.

Messi

Levando-se em consideração apenas os jogadores que atuam nas cinco principais ligas nacionais da Europa (Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália e França), ninguém balançou mais as redes do que o pequeno camisa 10 argentino.

Somando as partidas oficiais que disputou pelo Barcelona e pela seleção, Messi anotou 59 gols em 2016, nove a mais do que no ano anterior, quando terminou na segunda colocação no ranking.

Curiosamente, o artilheiro de 2015 simplesmente trocou de lugar com o argentino agora. Cristiano Ronaldo, que havia feito 57 gols no ano anterior, foi às redes quatro vezes a menos nos últimos 365 dias.

Campeão espanhol pelo Barcelona e também indicado ao prêmio de melhor do mundo pela Fifa, Messi se desgrudou dos rivais devido principalmente a seu desempenho ofensivo na Liga dos Campeões da Europa. Dos 59 gols marcados em 2016, 13 foram anotados na badalada Champions.

O uruguaio Luis Suárez, do Barcelona, e o sueco Zlatan Ibrahimovic, que trocou o Paris Saint-Germain pelo Manchester United no meio do ano, completam o pódio de artilheiros de 2016. Cada um deles anotou 50 gols.

Principal jogador brasileiro dos últimos tempos, Neymar não aparece entre os sete principais goleadores deste ano. O camisa 11 do Barcelona fez apenas 29 tentos em 2016, 16 a menos do que no ano anterior, quando ficou na sexta colocação do ranking.

Conheça os 7 maiores artilheiros do ano

1º – Lionel Messi (ARG/Barcelona) – 59 gols
2º – Cristiano Ronaldo (POR/Real Madrid) – 55 gols
3º – Luis Suárez (URU/Barcelona) – 50 gols
Zlatan Ibrahimovic (SUE/Paris Saint-Germain/Manchester United) – 50 gols
5º – Robert Lewandowski (POL/Bayern de Munique) – 47 gols
6º – Gonzalo Higuaín (ARG/Napoli/Juventus) – 39 gols
7º – Sergio Agüero (ARG/Manchester City) – 37 gols
Antoine Griezmann (FRA/Atlético de Madri) – 37 gols


Mais de Cidadãos do Mundo

Futebol italiano emplaca 3 no top 10 da Chuteira de Ouro; Aubameyang lidera
Afinal, quem é a mãe do filho de Cristiano Ronaldo?
4 jogadores que atuaram menos que Gabigol na temporada europeia
Oscar foi só o primeiro: 5 astros que a China quer contratar para 2017

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.