Topo

Rafael Reis

4 jogadores que atuaram menos que Gabigol na temporada europeia

Rafael Reis

26/12/2016 06h00

Dezesseis minutos contra o Bologna, no dia 25 de setembro, pela sexta rodada do Italiano. Mais dois minutinhos ante o Sassuolo, em 18 de dezembro, e quatro contra a Lazio, três dias depois.  É a isso que se resume a participação de Gabriel nos seus quatro primeiros meses na Europa.

O fracasso inicial na Inter de Milão é tão óbvio que pode levar o atacante brasileiro a ser emprestado na janela de transferências de janeiro para ganhar ritmo de jogo. Opções no Brasil e também no exterior não faltam para o jogador.

Mas, acredite, há jogadores tão ou mais conhecidos que Gabigol que jogaram ainda menos do que o ex-astro do Santos na temporada 2016/17 do futebol europeu.

Apresentamos abaixo quatro nomes que, por um motivo ou outro, vivem essa incômoda situação:

BASTIAN SCHWEINSTEIGER
32 anos
Meia
Alemão
Manchester United (ING)
4 minutos na temporada 2016/17
Schweinsteiger
Estrela da seleção alemã campeã mundial dois anos atrás, foi afastado do elenco principal do Manchester United assim que o técnico José Mourinho desembarcou em Old Trafford e chegou até a ser proibido de treinar com o time B pelo técnico português. A situação fez com que o Santos e times dos EUA cogitassem a contratação de Schweinsteiger para 2017. Mas a relação entre Mou e o alemão melhorou nas últimas semanas. No fim de novembro, o meia fez sua estreia na temporada ao participar dos últimos quatro minutos da goleada sobre o West Ham, pela Copa da Liga Inglesa.

LUCAS SILVA
23 anos
Volante
Brasileiro
Real Madrid (ESP)
0 minuto na temporada 2016/17
Lucas Silva
De volta ao Real Madrid depois de um ano de empréstimo ao Olympique de Marselha, o volante brasileiro foi proibido de participar da pré-temporada do clube espanhol após ser reprovado em um exame cardíaco. Depois de novos exames não detectarem nenhuma anomalia no seu coração, voltou aos treinos. No entanto, como não foi inscrito no Campeonato Espanhol e na Liga dos Campeões, acabou não sendo aproveitado até o momento pelo técnico Zinedine Zidane.

JOHN OBI MIKEL
29 anos
Volante
Nigeriano
Chelsea (ING)
0 minuto na temporada 2016/17
Obi Mikel
Esquecido no elenco do Chelsea, clube que defende há dez anos, desde a chegada do técnico Antonio Conte e a contratação do volante francês Kanté, o volante não foi relacionado nem mesmo para o banco de reservas nesta temporada. Ciente de que não terá chances com o treinador italiano, o volante nigeriano deve mudar de ares no próximo mês. O destino mais provável de Obi Mikel é o milionário futebol chinês –tem proposta do Shangai SIPG, time comandado pelo português André Villas-Boas, com quem já trabalho no clube londrino.

RAFAEL CABRAL
26 anos
Goleiro
Brasileiro
Napoli (ITA)
0 minuto na temporada 2016/17
Rafael Cabral
Ex-candidato ao posto de titular do gol da seleção brasileira, não disputa uma partida oficial desde fevereiro de 2015. Pelo menos em tese, Rafael Cabral é o primeiro reserva da meta do Napoli. O problema para ele é que o titular, Pepe Reina, não dá brecha: o espanhol não se machuca, nunca é suspenso e não costuma ser poupado nem mesmo nas partidas da Copa Itália, competição em que os grandes clubes usualmente dão chance aos goleiros reservas.


Mais de Cidadãos do Mundo

Oscar foi só o primeiro: 5 astros que a China quer contratar para 2017
Em alta, Diego Costa chega ao pódio do prêmio de artilheiro da Europa
7% dos jogadores já tiveram oferta para manipular resultado, diz sindicato
Campeão mundial, Zidane tem ano de estreia melhor que o de Guardiola

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.