Topo

Rafael Reis

Enquanto D. Costa brilha, brasileiros têm só 1 gol em 45 dias no Inglês

Rafael Reis

21/12/2016 06h00

Lembram de quando Willian era um dos jogadores mais decisivos do Chelsea, Oscar ainda era uma peça útil na equipe de Londres e Philippe Coutinho e Roberto Firmino estavam voando com a camisa do Liverpool?

Esse cenário nem parece tão distante assim. Mas o jogo virou para os brasileiros que disputam a Premier League… principalmente, para os homens de frente.

Firmino

Nos últimos 45 dias, a liga nacional mais rica do planeta registrou apenas um gol de um jogador apto a defender a seleção brasileira –Willian marcou no 3 a 1 do Chelsea sobre o Manchester City, em 3 de dezembro.

E Coutinho, Firmino, Oscar, Fernandinho, Kenedy, Gabriel Paulista, Fábio, David Luiz, Lucas Leiva e Fernando? Nada, nada, nada. Todos eles passaram em branco no período.

Coutinho, há tempos o brasileiro que mais se destaca na Premier League, viu sua ótima temporada ser interrompida no fim de novembro, quando machucou o tornozelo direito.

A contusão derrubou também o desempenho de Firmino, seu companheiro no setor ofensivo do Liverpool. Juntos, eles somam dez gols nesta edição do Inglês (cinco de cada um). Separados, nenhum deles marcou.

Já no Chelsea, líder da Premier League, o drama é outro. O técnico Antonio Conte só considera titular um dos três brasileiros do seu elenco: o zagueiro David Luiz. Os homens mais ofensivos precisam se contentar com o banco.

Willian, que era peça-chave do time nas últimas temporadas, hoje é preterido por Pedro, mas entra no segundo tempo de quase todas as partidas. Menos utilizado, Oscar está prestes a se mandar para o Shangai SIPG, da China.

Os outros nove brasileiros inscritos no Inglês atuam em posições mais defensivas e não têm como prioridade balançar as redes ou mesmo criar jogadas de gol.

Deles, o único que já deixou sua marca nesta edição da Premier League é o volante Fernandinho, do Manchester City. Mas seu gol contra o West Ham aconteceu em agosto, bem antes do início da seca brasileira.

Curiosamente, o artilheiro do Campeonato Inglês é alguém que poderia atuar pelo Brasil. Nascido no Sergipe, o centroavante Diego Costa abriu mão de sua nacionalidade natal para defender a seleção espanhola.

Na ponta da tabela de goleadores da Premier League, o atacante do Chelsea soma 13 gols na competição, quatro só nos últimos 45 dias.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Banco, Alisson ainda espera estreia no Italiano e revive saga de Taffarel
– Como Douglas superou as piadas para virar peça importante de time espanhol
– Brasil vive seca de gols na Champions e tem pior fase de grupos em 14 anos
– Mundial de Clubes tem 10 jogadores brasileiros; conheça cada um deles

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.