Topo

Rafael Reis

Nem 1,70 m: 7 baixinhos que se destacam no futebol mundial

Rafael Reis

18/12/2016 06h00

Se futebol fosse basquete, talvez então o tamanho de um jogador fosse documento.

Foi essa a tese defendia pelo Barcelona entre o fim da década passada e o início da atual, um time comandado dentro de campo pelo trio Xavi (1,70 m), Iniesta (1,71 m) e Messi (1,70 m).

Romário foi outro exemplo de que não é preciso um corpo grande para se dar bem no mais popular e democrático dos esportes. O herói do tetracampeonato mundial do Brasil, em 1994, e hoje senador da República tem um apelido bem condizente com seu 1,67 m: Baixinho.

Listamos agora sete jogadores importantes da atualidade que, assim como Romário ou Diego Maradona (1, 65m), não chegam nem a 1,70 m de altura. Eles são as provas vivas que mais ou menos centímetros não fazem muita diferença no futebol.

ALEXIS SÁNCHEZ
Atacante
27 anos
Chileno
Arsenal (ING)
1,69 m
Alexis
Graças a um físico meio parrudinho, o atacante chileno nem parece tão pequeno quanto realmente é. Mas Alexis Sánchez é baixinho sim, 23 centímetros menor que Olivier Giroud, o outro dos principais homens de frente do Arsenal. Mas o tamanho não tem atrapalhado o camisa 17, que vive grande fase. Já são 12 gols e seis assistências nas 16 primeiras aparições nesta temporada da Premier League.

MARCO VERRATTI
Meia
24 anos
Italiano
Paris Saint-Germain (FRA)
1,68 m
Verratti
O italiano é um estranho no meio dos gigantões com quem disputa espaço no PSG. Enquanto Krychowiak tem 1,86 m e Thiago Motta, 1,87 m, Verratti tem de se contentar com 1,68 m. A óbvia desvantagem em relação aos rivais diretos nas bolas aéreas é compensada pelo italiano com uma técnica apurada nos passes e muita visão de jogo para os toques mais complicados.

LORENZO INSIGNE
Meia-atacante
25 anos
Italiano
Napoli (ITA)
1,63 m
Insigne
Insigne não é apenas um pequeno jogador de futebol, mas, sim, o jogador mais baixo entre todos os que disputam o Campeonato Italiano. E, ao contrário de outros baixinhos, o porte físico tem sido sim um problema para sua carreira. Apesar de extremamente técnico e talentoso, ele teve dificuldades para se firmar como titular no Napoli e até hoje busca espaço em uma seleção italiana carente de brilho individual.

N'GOLO KANTÉ
Volante
25 anos
Francês
Chelsea (ING)
1,69 m
Kante
Comparado a Claude Makelele, o motorzinho do meio-campo do Chelsea tem inclusive altura semelhante à do já aposentado volante francês (1,68 m). Único dos principais jogadores do Leicester a deixar o clube depois da conquista do título inglês na temporada passada, Kanté se deu bem em Londres. Enquanto os antigos companheiros lutam contra o rebaixamento, ele sonha com o bi.

SANTI CAZORLA
Meia
32 anos
Espanhol
Arsenal (ESP)
1,68 m
Cazorla
Outro exemplar da linhagem de meias espanhóis baixinhos, Cazorla é ainda menor que Xavi e Iniesta. Voz da experiência no meio-campo do Arsenal, o ex-jogador de Villarreal e Málaga está parado desde outubro em virtude de uma lesão no tornozelo direito. O espanhol teve de ser submetido a uma cirurgia e só deve voltar em março.

PEDRO
Atacante
29 anos
Espanhol
Chelsea (ING)
1,69 m
Pedro
No Barcelona dos baixinhos, Pedro era certamente o baixinho menos lembrado. Jogador agudo, de muita velocidade e estrela para aparecer em jogos e momentos decisivos, o espanhol atua em uma faixa onde a altura realmente tem pouca importância: o ataque pelos lados do campo.

DRIES MERTENS
Meia-atacante
29 anos
Belga
Napoli (ITA)
1,69 m
Mertens
É claro que a tão aclamada geração belga também precisava ter um baixinho para chamar de seu. Eden Hazard (1,73 m), a estrela da companhia, também não é muito grande, mas o nanico da turma atende pelo nome de Dries Mertens. O talentoso meia-atacante, aliás, tem sido a sensação no Napoli na temporada. Na fase de grupos da Liga dos Campeões, ele participou ativamente de oito dos 11 gols anotados pelos italianos: marcou quatro e deu mais quatro assistências.


Mais de Cidadãos do Mundo

Técnico de zebra do Mundial quase apanhou de jogador e pediu para ir embora
Mundial é o único torneio em que CR7 ainda não marcou pelo Real
Sensação da Liga Europa, russo já recebeu oferta de 16 horas de sexo
Na mira do Real Madrid, Aubameyang assume liderança da Chuteira de Ouro

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.