Topo

Rafael Reis

Mundial é o único torneio em que CR7 ainda não marcou pelo Real

Rafael Reis

14/12/2016 06h00

Maior artilheiro da história do Real Madrid, Cristiano Ronaldo inicia nesta quinta-feira sua participação no Mundial de Clubes, contra o América (MEX), de olho em um dos poucos feitos que lhe faltam pelo clube espanhol.

O vencedor da Bola de Ouro-2016 não quer apenas conquistar o título e mostrar um bom futebol no Japão. Seu desejo é balançar as redes.

Cristiano Ronaldo

Isso porque o Mundial é a única das seis competições oficiais que Cristiano Ronaldo já disputou ao longo de oito temporadas pelo time de Madri em que ele ainda não deixou sua marca.

Pelo Real, o camisa 7 já marcou no Campeonato Espanhol, na Copa do Rei, na Supercopa Espanhola, na Liga dos Campeões e na Supercopa da Europa. Só falta mesmo a competição de clubes.

Em 2014, Cristiano Ronaldo disputou e conquistou o Mundial vestindo branco. Mas, sua participação nos seis gols marcados no torneio pela equipe espanhola se resumiu a duas assistências na goleada por 4 a 0 sobre o Cruz Azul (MEX), na semifinal.

O português só marcou no torneio de fim de ano por seu clube anterior, o Manchester United. Em 2008, ele fez um dos cinco gols dos ingleses na semifinal ante o Gamba Osaka (JAP) –também se sagrou campeão.

A busca de Cristiano Ronaldo por um gol inédito pelo Real se dá em um momento em que, apesar da conquista da Bola de Ouro e do favoritismo para vencer a eleição da Fifa de melhor jogador do mundo, o português sofre para manter sua fúria artilheira e dá mostras de que começa a sentir o peso da idade.

O camisa 7 tem nesta temporada sua pior média de gols desde que chegou ao futebol espanhol.

São 12 gols em 17 partidas, ou seja, uma média de 0,7 gol por jogo. Até então, sua marca mais baixa era a do ano de estreia no Real: 0,94 (33 gols em 35 apresentações).

Na Liga dos Campeões, torneio em que foi artilheiro nas últimas quatro edições, Cristiano Ronaldo teve uma participação quase apática na primeira fase. O astro do Real só marcou duas vezes.

Enquanto isso, Lionel Messi, seu tradicional rival na briga pelo topo da artilharia, já anotou 10 gols na competição europeia.


Mais de Cidadãos do Mundo

Sensação da Liga Europa, russo já recebeu oferta de 16 horas de sexo
Na mira do Real Madrid, Aubameyang assume liderança da Chuteira de Ouro
Ele voltou ao futebol após tragédia e agora quer ver Ronaldinho na Chape
Argentina, Alemanha e até Índia têm estrangeiros que defenderam o Inter

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.