Topo

Rafael Reis

Brasil vive seca de gols na Champions e tem pior fase de grupos em 14 anos

Rafael Reis

10/12/2016 06h00

O futebol brasileiro anda devendo poder de fogo nesta edição da Liga dos Campeões da Europa.

A fase de grupos da competição interclubes mais badalado do planeta, encerrada na última quarta-feira, registrou o menor número de gols brazucas dos últimos 14 anos.

Neymar

Os representantes do único país pentacampeão mundial balançaram as redes apenas 18 vezes, mesma marca da já longínqua temporada 2002/03.

A queda em relação à edição anterior foi abrupta. Na última Champions, os brasileiros anotaram 31 gols na fase de grupos e lideraram a artilharia da competição.

Nesta temporada, o Brasil é só quarto na lista de países mais goleadores. Aparece atrás de Argentina, Alemanha e França e está logo à frente de Espanha e Portugal.

A escassez de gols brasileiros na atual edição da Champions tem algumas possíveis explicações.

Para começar, apesar de 15 selecionáveis por Tite terem balançado as redes na fase de grupos, nenhum deles conseguiu marcar mais do que duas vezes.

Os artilheiros brasileiros na Champions são Bruno César (Sporting), Jonathan Cafú (Ludogorets) e Neymar (Barcelona). Cada um deles fez dois gols, uma mixaria perto dos dez já anotados pelo argentino Lionel Messi (Barcelona), goleador da competição.

Além disso, Chelsea e Shakhtar Donetsk, dois times que costumam inflar bastante o número de gols brasileiros no torneio continental, não disputam a Liga dos Campeões nesta temporada.

Para completar, as equipes mais fortes da Europa, aquelas que aplicam as grandes goleadas e marcam um caminhão de gols, não contam com homens de frente brasileiros.

As exceções são o Bayern de Munique, que tem deixado Douglas Costa no banco em boa parte dos jogos, e o Barcelona, de Neymar.

Maior estrela brasileira na atualidade, Neymar repetiu o mesmo número de gols da fase de grupos da temporada passada (dois), mas tem brilhado em outro fundamento. Com sete assistências, é o jogador da Champions 2016/17 que mais deu passes para gols.

Após o encerramento da fase de grupos, a Liga dos Campeões volta no dia 13 de fevereiro. Os confrontos mata-mata das oitavas de final serão definidos em um sorteio na próxima segunda-feira.

Os artilheiros brasileiros na Liga dos Campeões:

1º – Bruno César (Sporting), Jonathan Cafú (Ludogorets) e Neymar (Barcelona) – 2 gols
4º – Adriano (Besiktas), Daniel Alves (Juventus), Douglas Costa (Bayern de Munique), Fernandinho (Manchester City), Guilherme (Légia Varsóvia), Júnior Moraes (Dínamo de Kiev), Lucas (PSG), Natanael (Ludogorets), Otávio (Porto), Raffael (Borussia Mönchengladbach), Talisca (Besiktas) e Wanderson (Ludogorets) – 1 gol


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Mundial de Clubes tem 10 jogadores brasileiros; conheça cada um deles
Que clube brasileiro revelou mais jogadores para a Champions? Veja ranking
– 5 jogadores que podem voltar da China para reforçar seu time em 2017
– A um ponto do título brasileiro, Moisés foi "rei do vice" na Croácia

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.