Topo

Rafael Reis

Mundial de Clubes tem 10 jogadores brasileiros; conheça cada um deles

Rafael Reis

07/12/2016 06h00

A 13ª edição do Mundial de Clubes da Fifa começa nesta quarta-feira, com o confronto entre Kashima Antlers (JAP) e Auckland City (NZL). E, pelo terceiro ano seguinte, não contará com a participação de nenhum clube brasileiro.

Mas isso não significa que o futebol pentacampeão mundial ficará sem representantes no Japão. Afinal, dez dos 161 jogadores inscritos na competição nasceram por aqui.

Os atletas brasileiros estão espalhados por cinco dos sete times participantes. Apenas o Atlético Nacional (COL), campeão da Libertadores, e o Auckland City (NZL), vencedor da Liga dos Campeões da Oceania, não têm nenhum brasileiro em seu elenco.

Conheça agora os dez jogadores que representam o Brasil no Mundial de Clubes:

MARCELO
Real Madrid (ESP)
28 anos
Lateral esquerdo
Marcelo
Há dez anos no Real Madrid, o lateral esquerdo da seleção brasileira é um dos melhores jogadores de sua posição na atualidade e uma importante arma ofensiva da equipe espanhola (já deu três assistências na temporada). Marcelo irá disputar seu segundo Mundial de Clubes. Em 2014, foi campeão

CASEMIRO
Real Madrid (ESP)
24 anos
Volante
Casemiro
De revelação criticada e perseguida por torcedores no São Paulo a titular de um dos maiores clubes do mundo. Essa é a trajetória de Casemiro, hoje uma peça importante no esquema do técnico Zinedine Zidane. O volante brasileiro ainda está em processo de recuperação de ritmo de jogo após uma fissura na perna esquerda deixa-lo fora de ação por dois meses.

PEPE
Real Madrid (ESP)
33 anos
Zagueiro
Pepe
Nascido em Maceió e revelado pelo Corinthians Alagoano, transferiu-se para Portugal há 15 anos e, desde 2007, é companheiro de Cristiano Ronaldo na seleção lusitana. No mesmo ano, trocou o Porto pelo Real Madrid, onde está até hoje. Vive um 2016 glorioso, já que ganhou a Eurocopa e a Liga dos Campeões.

DANILO
Real Madrid (ESP)
25 anos
Lateral direito
Danilo
Entre os brasileiros do elenco do Real Madrid, é o de menos destaque. Tirado do Porto na temporada passada, o ex-jogador do Santos tem levado a pior na disputa por posição com Carvajal e costuma ser reserva na maior parte das partidas do time espanhol. Fez um gol nesta temporada.

WILLIAM
América (MEX)
30 anos
Meia
William
Um dos artilheiros da Copa São Paulo de 2004 pelo Palmeiras, teve dificuldades na transição para o time profissional e acabou emprestado para cinco clubes diferentes em um período de apenas três anos. Chegou ao México dois anos atrás e ainda foi companheiro de Ronaldinho no Querétaro antes de assinar com o América.

LEONARDO
Jeonbuk Hyundai (CDS)
30 anos
Meia-atacante
Leonardo
Pouco conhecido no Brasil, é o ídolo do momento no futebol sul-coreano. Leonardo começou a carreira na Desportiva (ES) e migou para Grécia em 2005, aos 18 anos. Em 2012, mudou de continente mais uma vez e foi o Jeonbuk Hyundai. Principal nome na conquista do título asiático, ele marcou dez vezes na Liga dos Campeões e foi o vice-artilheiro do torneio.

EDU
Jeonbuk Hyundai (CDS)
35 anos
Atacante
Edu
Famoso pelo período em que atuou na Alemanha, principalmente no Schalke 04, o centroavante assinou pelo Jeonbuk em julho, após cinco meses desempregado. Veterano, raramente é escalado como titular. Mas sua vasta experiência acaba sendo útil para o elenco do time sul-coreano.

RICARDO NASCIMENTO
Mamelodi Sundowsn (AFS)
29 anos
Zagueiro
Ricardo Nascimento
Caso raro de jogador brasileiro que foi tentar a sorte na África, o defensor foi revelado nas categorias de base do Palmeiras, mas passou a maior parte da carreira vinculado ao Olé Brasil, de Ribeirão Preto. Ricardo Nascimento defendeu cinco clubes de Portugal e também teve uma passagem pela Romênia até ir para o Mamelodi, neste ano.

FABRÍCIO
Kashima Antlers (JAP)
26 anos
Meia-atacante

Cria das categorias de base do Corinthians, atuou por empréstimo em times menores para ganhar experiência. Também teve uma passagem relâmpago pelo Botafogo antes de ir para o exterior. Foi contratado pelo Kashima Antlers nesta temporada.

BUENO
Kashima Antlers (JAP)
21 anos
Zagueiro
Bueno
O defensor tem uma trajetória pouco comum para jogadores brasileiros. Bueno passou em uma peneira feita por uma escola japonesa aqui no Brasil e se mandou para cursar a fase final do ensino médio no Oriente. O destaque nos campeonatos escolares abriu as portas para a J.League. Depois de passar por Shimizu S-Pulse e Vissel Kobe, ele se mudou em 2016 para o Kashima.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Que clube brasileiro revelou mais jogadores para a Champions? Veja ranking
– 5 jogadores que podem voltar da China para reforçar seu time em 2017
– A um ponto do título brasileiro, Moisés foi "rei do vice" na Croácia
– Jogador mais caçado da Champions é brasileiro… e não é o Neymar

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.