Topo

Rafael Reis

Argentina, Alemanha e até Índia têm estrangeiros que defenderam o Inter

Rafael Reis

02/12/2016 13h00

A série "Por onde andam 5 estrangeiros inesquecíveis" mostra os paradeiros dos gringos que, para o bem ou para o mal, destacaram-se nos últimos anos vestindo as camisas dos 12 maiores clubes do Brasil.

Neste 12º e último episódio, listamos 5 nomes nascidos fora do Brasil que estão na história do Internacional e continuam em atividade.

ANDRÉS D'ALESSANDRO
Meia
35 anos
Argentino
No Inter: Desde 2008 (atualmente emprestado)
River Plate (ARG)
D'Ale
Principal ídolo estrangeiro da torcida colorada desde Elías Figueroa, nos anos 1970, fez história no Internacional vestindo a camisa 10 e usando a braçadeira de capitão. No começo do ano, foi emprestado ao River Plate, clube onde começou a carreira, e se tornou um jogador importante no elenco do técnico Marcelo Gallardo. Tão importante que a imprensa argentina passou a questionar se D'Alessandro retornará mesmo ao Inter em janeiro caso o clube gaúcho seja rebaixado para a segunda divisão do Brasileiro. As portas do River estão abertas.

DIEGO FORLÁN
Atacante
37 anos
Uruguaio
No Inter: De 2012 a 2013
Mumbai City (IND)
Forlan
O melhor jogador da Copa do Mundo de 2010 marcou 22 gols em 55 partidas pelo Inter e conquistou o título gaúcho de 2013. Desde que deixou o Brasil, virou uma espécie de peregrino da bola. Defendeu o japonês Cerezo Ozaka, ajudou o Peñarol, time onde começou no futebol, no início dos anos 1990, a ser campeão uruguaio neste ano e se mandou para a "liga dos aposentados" na Índia. Forlán é o capitão e principal jogador do Mumbai City, equipe de melhor campanha da primeira fase da Superliga e, até por isso, favorita ao título da temporada.

PABLO GUIÑAZÚ
Volante
38 anos
Argentino
No Inter: De 2007 a 2012
Talleres (ARG)
Guinazu
Um dos grandes jogadores do Internacional neste século, o volante se tornou símbolo de garra da equipe gaúcha campeã da Libertadores de 2010. Dois anos depois, pediu para mudar de ares alegando motivos "pessoais e familiares". Ainda voltou ao Brasil para defender o Vasco por dois anos. No início de 2016, depois de mais de uma década no exterior, retornou à Argentina para jogar pelo pequeno Talleres. De cara, ajudou o clube de Córdoba a retornar para a primeira divisão.

CHARLES ARÁNGUIZ
Meia
27 anos
Chileno
No Inter: De 2014 a 2015
Bayer Leverkusen (ALE)
Aranguiz
Titular da seleção chilena e destaque do Inter durante o ano e meio em que vestiu a camisa colorada, rejeitou uma proposta do Leicester para ir jogar no Bayer Leverkusen. No entanto, Aránguiz deu azar na Alemanha. Assim que chegou, sofreu uma contusão no tendão de Aquiles que adiou sua estreia pelo novo clube em oito meses. Só caiu nas graças do Leverkusen nesta temporada, quando enfim ganhou um lugar entre os titulares. No entanto, ainda está longe de ter o mesmo destaque dos tempos de Inter.

IGNACIO SCOCCO
Atacante
31 anos
Argentino
No Inter: 2013
Newell's Old Boys (ARG)
Scocco
Destaque do Newell's Old Boys na Libertadores de 2013, virou a sensação do mercado brasileiro três anos atrás. O Inter venceu a disputa com os rivais, principalmente o São Paulo, e ficou com o atacante argentino. Só que Scocco foi apenas uma ilusão. Ficou no Rio Grande do Sul por apenas um semestre e marcou míseros três gols. Depois, encarou por seis meses a Premier League pelo Sunderland e retornou para casa. No Newell's, voltou a jogar bem. Já marcou cinco gols nesta edição do Campeonato Argentino e briga pela artilharia da competição.


Mais de Cidadãos do Mundo

Griezmann, Bale ou Suárez: quem será finalista do melhor do mundo?
Nos anos 1980, lesão salvou astro peruano de acidente aéreo
5 garotos nascidos no ano 2000 que já estrearam em times adultos
Fifa quer que jogadores usem GPS no uniforme para denunciar impedimento

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.