Topo

Rafael Reis

Triângulo amoroso e Alemanha: o destino de gringos que jogaram no Grêmio

Rafael Reis

01/12/2016 13h00

A série "Por onde andam 5 estrangeiros inesquecíveis" mostra os paradeiros dos gringos que, para o bem ou para o mal, destacaram-se nos últimos anos vestindo as camisas dos 12 maiores clubes do Brasil.

Neste 11º episódio, listamos 5 nomes nascidos fora do Brasil que estão na história do Grêmio e continuam em atividade.

A série termina amanhã, quando apresentaremos os estrangeiros do Internacional.

MAXI LÓPEZ
Atacante
32 anos
Argentino
No Grêmio: 2009
Torino (ITA)
Um dos destaques do Grêmio em 2009, o centroavante argentino apelidado de "Barbie" devido aos longos cabelos loiros que usou na maior parte da carreira, recusou-se a continuar no clube no ano seguinte apesar da existência de um acerto entre os gaúchos e o FC Moscou, time que era dono dos seus direitos econômicos. Hoje no Torino, Maxi López é mais lembrado por ter sido traído por sua ex-mulher, a vedete e hoje empresária argentina Wanda Nara, com um dos melhores "amigos" que ele tinha no futebol, o atacante Mauro Icardi, da Inter de Milão.

HERNÁN BARCOS
Atacante
32 anos
Argentino
No Grêmio: De 2013 a 2015
Vélez Sarsfield (ARG)
Barcos
Ídolo instantâneo dos gremistas assim que chegou do Palmeiras, em 2013, superou alguns momentos de baixa e se tornou o maior artilheiro estrangeiro da história do clube, com 45 gols. Barcos foi um vários jogadores que deixaram o país nos últimos dois anos seduzido por uma proposta milionária do futebol chinês. No entanto, sua passagem pelo Tianjin Teda durou apenas uma temporada. E, depois de decepcionar no Sporting-POR, foi emprestado em agosto ao Vélez Sarsfield, time argentino pelo qual só marcou um gol nas primeiras nove partidas.

FELIPE BALOY
Zagueiro
35 anos
Panamenho
Grêmio: De 2003 a 2004
Monarcas (MEX)

P

P

Primeiro jogador do Panamá a disputar o Campeonato Brasileiro, o zagueiro ficou marcado por ter levado um chapéu em um Gre-Nal em 2004. Contratado pelo mexicano Monarcas desde 2014, vem sendo emprestado a vários clubes desde então. O último foi o Rionegro Águilas, time qual disputou o Campeonato Colombiano neste semestre. No começo da semana, Baloy antecipou o fim do seu empréstimo.

EDUARDO VARGAS
Atacante
27 anos
Chileno
Grêmio: 2013
Hoffenheim (ALE)
Vargas
Companheiro de Barcos no ataque do Grêmio, foi um dos destaques dos gaúchos em 2013, ano em que foi liberado pelo Napoli para atuar no futebol brasileiro. Vargas é conhecido por ser um jogador que faz mais sucesso na seleção do que em clubes. Artilheiro das duas últimas edições da Copa América, o chileno já fracassou nos campeonatos de Itália, Espanha e Inglaterra. Agora, trilha o mesmo caminho na Alemanha –é reserva do Hoffenheim.

CRISTIAN RODRÍGUEZ
Meia
31 anos
Uruguaio
Grêmio: 2015
Independiente (ARG)
Cristian
Aquele que era para ser o principal reforço do Grêmio no ano passado deixou o clube como a grande decepção de 2015. Afinal, sua passagem pelo Brasil só durou dois meses e míseras duas partidas. Após se contundir, pediu para ir embora. Ao fim do contrato com o Atlético de Madri, assinou com o Independiente. Ao longo de duas temporadas pelo clube argentino, ainda não conseguiu balançar as redes.


Mais de Cidadãos do Mundo

Nos anos 1980, lesão salvou astro peruano de acidente aéreo
5 garotos nascidos no ano 2000 que já estrearam em times adultos
Fifa quer que jogadores usem GPS no uniforme para denunciar impedimento
Diego Costa entra no top 10 da Chuteira de Ouro; russo ainda lidera

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.