Topo

Rafael Reis

Griezmann, Bale ou Suárez: quem será finalista do melhor do mundo?

Rafael Reis

01/12/2016 06h00

A cada ano, a pergunta se repete: quem será o companheiro de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo entre os três finalistas do prêmio de melhor jogador do mundo?

O posto já pertenceu a Xavi (2011), Andrés Iniesta (2012), Franck Ribéry (2013), Manuel Neuer (2014) e, no ano passado, foi ocupado por Neymar.

Desta vez, o brasileiro é zebra e dificilmente estará entre os três nomes que serão anunciados nesta sexta-feira.

E como o argentino e o português já ganharam status de intocáveis e dificilmente ficarão de fora da lista, apresentamos abaixo as armas dos três favoritos para ocupar a vaga de terceira via na eleição da Fifa: Griezmann, Bale e Suárez.

ANTOINE GRIEZMANN
25 anos
Atacante
Atlético de Madri/França
63 jogos e 36 gols (0,57 por partida) em 2016
Vice da Liga dos Campeões, pelo Atlético, e da Eurocopa, pela França
Não ficou entre os 23 indicados em 2015
Griezmann
O camisa 7 do Atlético de Madri é o principal favorito para fazer companhia a Cristiano Ronaldo e Messi na eleição. Afinal, o atacante francês faturou vários prêmios ao longo de 2016, como o de melhor jogador do Campeonato Espanhol, a artilharia e o posto de craque da Eurocopa. Além disso, tem a vantagem de ser o protagonista do clube que tão bem defende há dois anos e meio. Joga contra Griezmann o fato de não ter conseguido levantar um troféu com suas equipes e também de ter perdido em casa o título europeu para Portugal.

GARETH BALE
27 anos
Meia-atacante
Real Madrid/País de Gales
34 jogos e 25 gols (0,74 por partida) em 2016
Vencedor da Liga dos Campeões
16º colocado em 2015
Bale
O "jogador número 2" do Real Madrid venceu a Liga dos Campeões. Mas seu maior brilho foi com a camisa de Gales. Graças ao futebol do astro, a seleção nanica conseguiu um feito histórico ao alcançar as semifinais da Eurocopa. É principalmente isso que o credencia a um lugar entre os três melhores do mundo em 2016. Por outro lado, Bale tem uma desvantagem clara em relação a seus rivais. Ao longo do ano, enfrentou uma série de problemas físicos, o que fez com que disputasse um número pequeno de partidas.

LUIS SUÁREZ
29 anos
Atacante
Barcelona/Uruguai
54 jogos e 47 gols (0,87 por partida) em 2016
Vencedor do Campeonato Espanhol e da Copa do Rei
5º colocado em 2015
Suarez
Em 2016, Luis Suárez conseguiu um feito que parecia impossível: acabar com a hegemonia de seis anos de Messi e Cristiano Ronaldo no topo da artilharia do Campeonato Espanhol. Aliás, se o critério de decisão dos eleitores for o número de gols marcados, o camisa 9 do Barcelona já pode comemorar. Mas se o desempenho na Liga dos Campeões, o principal torneio interclubes do ano, tiver um peso muito grande, a cotação do uruguaio irá cair radicalmente, já que o Barça não foi além das quartas de final.


Mais de Cidadãos do Mundo

Nos anos 1980, lesão salvou astro peruano de acidente aéreo
5 garotos nascidos no ano 2000 que já estrearam em times adultos
Fifa quer que jogadores usem GPS no uniforme para denunciar impedimento
Diego Costa entra no top 10 da Chuteira de Ouro; russo ainda lidera

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.