Topo

Rafael Reis

China, Colômbia e México: paradeiros de gringos que jogaram pelo Cruzeiro

Rafael Reis

30/11/2016 13h00

A série "Por onde andam 5 estrangeiros inesquecíveis" mostra os paradeiros dos gringos que, para o bem ou para o mal, destacaram-se nos últimos anos vestindo as camisas dos 12 maiores clubes do Brasil.

Neste décimo episódio, listamos 5 nomes nascidos fora do Brasil que estão na história do Cruzeiro e continuam em atividade.

Na quinta-feira, será a vez de apresentarmos os estrangeiros do Grêmio.

MARCELO MORENO
Atacante
29 anos
Boliviano
No Cruzeiro: De 2007 a 2008 e 2014
Changchun Yatai (CHN)
Marcelo Moreno
Ídolo cruzeirense, foi bem nas duas passagens pelo clube. Em 2008, foi goleador da Libertadores e, na campanha do título brasileiro de 2014, chegou a brigar pela artilharia da competição. Na China desde 2015, tem tido bons resultados individuais, mas sofrido em um time que está longe de ser dos mais competitivos. Apesar dos 13 gols marcados por Moreno, o Changchun Yatai lutou contra o rebaixamento na última temporada da Superliga e escapou do descenso por apenas três pontos.

MAURICIO VICTORINO
Zagueiro
34 anos
Uruguaio
No Cruzeiro: De 2011 a 2013
Nacional (URU)
Victorino
Contratado a peso de ouro, foi bem pelo Cruzeiro no primeiro ano e depois começou a conviver com a série de problemas físicos que o transformou em sinônimo de departamento médico no Brasil. Em meio a tantas lesões, acabou emprestado ao Palmeiras em 2014, seu último ano de contrato. No Uruguai desde o início do ano, o veterano zagueiro conseguiu recuperar o ritmo de jogo a ponto de ser chamado para alguns amistosos da seleção e para a Copa América Centenário.

ERNESTO FARÍAS
Atacante
36 anos
Argentino
No Cruzeiro: De 2010 a 2011 e de 2013 a 2014
América de Cali (COL)
Farias
Jogador de sucesso no River Plate e no futebol português, com direito a passagem pela seleção argentina, Farías foi contratado com status de estrela pelo Cruzeiro. O atacante no entanto, não foi bem com a camisa azul. Ao longo de quatro anos, teve problemas físicos, foi emprestado, afastado, reintegrado e chegou até a treinar com o time de juniores. Na reta final da carreira, o camisa 9 acabou de ajudar o tradicional América de Cali, time quatro vezes vice-campeão da Libertadores, a retornar para a primeira divisão da Colômbia.

JOFFRE GUERRÓN
Atacante
31 anos
Equatoriano
No Cruzeiro: De 2009 a 2010
Cruz Azul (MEX)
Guerron
Eleito o melhor jogador da Libertadores de 2008 pela LDU, chegou emprestado pelo Getafe após uma temporada de insucesso na Europa. Infelizmente para o Cruzeiro, o Guerrón do Brasil esteve mais para o do futebol espanhol do que aquele que havia brilhado no Equador. Após passar também pelo Atlético-PR, o atacante está há dois anos e meio no México. Primeiro, jogou no Tigres e, desde janeiro, defende o Cruz Azul.

DIEGO ARIAS
Volante
31 anos
Colombiano
No Cruzeiro: 2012
Atlético Nacional (COL)
Arias
O volante foi pouco utilizado pelos técnicos Vagner Mancini e Celso Roth no período em que vestiu a camisa do Cruzeiro. Desde que deixou o clube, retornou para a Colômbia e passou a defender o Atlético Nacional. Em Medellín, já ganhou três títulos nacionais, além da Libertadores deste ano. No entanto, quase sempre apenas como uma opção no banco de reservas.


Mais de Cidadãos do Mundo

5 garotos nascidos no ano 2000 que já estrearam em times adultos
Do City ao desemprego: onde estão estrangeiros que defenderam o Atlético-MG
Fifa quer que jogadores usem GPS no uniforme para denunciar impedimento
Diego Costa entra no top 10 da Chuteira de Ouro; russo ainda lidera

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.