Topo

Rafael Reis

Manchester United, Torino, Zâmbia: as maiores tragédias aéreas do futebol

Rafael Reis

29/11/2016 08h41

O acidente sofrido pelo elenco da Chapecoense nesta terça-feira, a caminho da Colômbia para a disputa da primeira partida da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, não foi infelizmente a primeira tragédia aérea que chocou o futebol mundial.

A história do esporte tem vários casos semelhantes ao que agora se abateu sobre a equipe catarinense.

Relembramos abaixo as cinco maiores tragédias aéreas da história do futebol mundial:

TORINO/1949
Torino
Aquela que é considerada uma das maiores equipes de futebol da história do futebol italiano teve um fim trágico. Após um amistoso contra o Benfica, o avião que levava o elenco do Torino de volta para casa se chocou contra uma das torres da Basílica de Superga, em Turim, matando os 30 passageiros a bordo (18 jogadores). Com elenco dizimado, o clube usou seu time juvenil nas últimas rodadas do Italiano. Os adversários, por respeito, fizeram o mesmo, e o Torino conquistou seu quinto título nacional consecutivo. Mais de 500 mil pessoas acompanharam o funeral da equipe.

MANCHESTER UNITED/1958
Manchester United
Após se classificar superar o Estrela Vermelha e se classificar para as semifinais da Copa Europeia (hoje Liga dos Campeões), o Manchester United foi abatido por uma tragédia na escala que fez em Munique. Seu avião tentou decolar três vezes na Alemanha, e, na última sofreu um grave acidente. Oito jogadores e três membros da diretoria morreram. O acontecimento pôs fim aos Busby Babes, equipe histórica do United que ganhou dois Campeonatos Ingleses com uma baixíssima média de idade. O técnico Matt Busby e Bobby Charlton, que seria o maior astro da conquista inglesa na Copa-1966, foram dois dos sobreviventes.

THE STRONGEST/1969
Strongest
Em meio ao clima pesado do golpe militar que colocou o general Alfredo Ovando Candía no poder na Bolívia, o avião que carregava o Strongest depois da disputa de um quadrangular em Santa Cruz de la Sierra desapareceu. Restos da aeronave foram encontrados em uma região montanhosa, em Viloco. No total, 16 jogadores do Strongest morreram no acidente, que até hoje não foi esclarecido. O clube recebeu uma licença e ficou um ano fora das competições até retornar às atividades.

ALIANZA LIMA/1987
Alianza Lima
Segundo maior campeão da história do futebol peruano, o Alianza Lima caminhava para encerrar um jejum de nove anos sem conquistar o título nacional quando o avião que carregava sua equipe rumo ao aeroporto de Lima caiu no mar. Um total de 43 pessoas, sendo 16 jogadores, morreu no acidente. Uma das vítimas foi o goleiro José Gonzalez Ganoza, tio do atacante Paolo Guerrero. Após a tragédia, Teófilo Cubillas, o maior nome da história da modalidade no país, aceitou voltar da aposentadoria para ajudar na reconstrução da Alianza Lima.

ZÂMBIA/1993
Zambia
A seleção da Zâmbia era a sensação das eliminatórias africanas e caminhava para a inédita classificação para a Copa do Mundo-1994 quando uma tragédia interrompeu esse sonho. O time viajava para Dacar, no Senegal, quando o motor direito (o esquerdo já estava danificado por um incêndio) do avião parou de funcionar e a aeronave caiu nos arredores de Libreville, capital do Gabão. Os 25 passageiros, incluindo 18 jogadores, morreram, e a Zâmbia perdeu a vaga no Mundial para Marrocos.


Mais de Clubes

– Como intercâmbio da "família Red Bull" ajuda a explicar sensação Leipzig
– Envolvido em corrupção, time parceiro e "íntimo" da Fifa pode jogar Mundial
– Para não perder Milan e Inter, San Siro pode virar "dois estádios"
– O que a milionária investida da Red Bull no futebol já conseguiu em campo

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.