Topo

Rafael Reis

5 garotos nascidos no ano 2000 que já estrearam em times adultos

Rafael Reis

27/11/2016 06h00

Qual sua lembrança mais forte do reveillón de 2000? Profecias de Nostradamus e o Bug do Milênio enchiam a cabeça daqueles que viam um histórico momento: a passagem de um milênio para outro.

Mas, acredite, já há jogadores profissionais de futebol que não se lembram daquela noite por um momento bem simples: eles não haviam nascido ainda.

Listamos abaixo cinco adolescentes nascidos no ano 2000 que já estrearam em equipes adultas na Europa. São garotos que hoje só te fazem sentir velho, mas que em um futuro próximo podem se tornar grandes nomes do futebol mundial.

MOISE KEAN
28/02/2000
Atacante
Italiano
Juventus (ITA)
Kean
Filho de pai marfinense, é tratado como fenômeno pela Juventus e tem como empresário Mino Raiola, o que mesmo que dirige a carreira de Ibrahimovic. Nos últimos oito dias, fez história duas vezes. Primeiro, em 19 de novembro, ao entrar na partida contra o Pescara e se tornar o primeiro jogador nascido nos anos 2000 a estrear na primeira divisão italiana. Três dias depois, alcançou a mesma marca na Liga dos Campeões ao ser usado por Massimiliano Allegri contra o Sevilla.

VINCENT THILL
04/02/2000
Meia
Luxemburguês
Metz (FRA)
Thil
O meia não só foi o primeiro atleta nascido nos anos 2000 a debutar em uma liga nacional importante da Europa (jogou oito minutos pelo Metz, da França, contra o Bordeaux, em setembro), como já tem jogado com frequência pela seleção adulta de Luxemburgo. Thill estreou na equipe nacional em março, logo depois de ter completado 16 anos, e já até balançou as redes, em um amistoso contra a Nigéria, em maio. É considerado como o cara que pode colocar Luxemburgo no mapa do futebol.

RYAN SESSEGNON
18/05/2000
Lateral esquerdo
Inglês
Fulham (ING)
Sessegnon
Jogador mais jovem a marcar um gol na história da segunda divisão inglesa, estreou pelo time adulto do Fulham com 16 anos e 81 dias. Já foi titular em oito partidas da tradicional equipe londrina nesta temporada da Championship. Tem um irmão gêmeo, Steven, que ainda atua nas categorias de base do clube. Sessegnon já defendeu três seleções inglesas, a sub-17, a sub-17 e a sub-19, onde está atualmente, apesar da idade menor que dos companheiros.

DUSAN VLAHOVIC
28/01/2000
Atacante
Sérvio
Partizan Belgrado (SER)
Vlahovic
Atacante que mantém a tradição sérvia de lançar jogadores ainda adolescentes em seus times adultos, o camisa 9 do Partizan Belgrado estreou na equipe de cima ainda na temporada passada, logo depois do seu 16º adversário. Até por isso, já acumula 25 partidas e 3 gols como profissional. O centroavante da seleção sub-19 da Sérvia disputou até uma partida da Liga Europa –o confronto contra o Zaglebie Lubin, da Polônia, pelas fases preliminares da competição.

PRZEMYSLAW BARGIEL
26/03/2000
Meia
Polonês
Ruch Chorzow
Bargiel
Mais um que mal completou 16 anos e já foi a campo pela primeira vez por um time adulto. Bargiel estreou na Ekstraklasa, a primeira divisão polonesa, em abril, só 16 dias depois de assinar seu primeiro contrato profissional. O jovem jogador carrega uma marca bem negativa na carreira: o Ruch Chorzow perdeu todas as cinco partidas de liga que ele disputou. A única vitória foi nos pênaltis, em um confronto válido pela Copa da Polônia.


Mais de Cidadãos do Mundo

Do City ao desemprego: onde estão estrangeiros que defenderam o Atlético-MG
Fifa quer que jogadores usem GPS no uniforme para denunciar impedimento
Diego Costa entra no top 10 da Chuteira de Ouro; russo ainda lidera
Acertar o gol é fácil? CR7 sofre com mira ruim na Champions

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.