Topo

Rafael Reis

A um ponto do título brasileiro, Moisés foi "rei do vice" na Croácia

Rafael Reis

26/11/2016 06h00

Um dos principais jogadores do Palmeiras na campanha que pode levar o clube já neste fim de semana à conquista do Campeonato Brasileiro, Moisés, 28, está a um pontinho de encerrar uma curiosa sina.

O meia foi uma espécie de "rei do vice-campeonato" enquanto esteve na Croácia. Nas três temporadas em que atuou na Europa, seu time, o HNK Rijeka, acabou na segunda colocação da liga nacional.

O algoz foi sempre o mesmo, o Dínamo Zagreb. No primeiro ano de Moisés, 11 pontos o separaram da taça. Em 2014/15, a diferença subiu para 13 pontos. E na última temporada, que teve o brasileiro apenas até dezembro, a distância foi de 12 pontos.

Curiosamente, agora que não tem mais o palmeirense, o Rijeka conseguiu, enfim, dar o salto sobre o rival e lidera o Campeonato Croata, com 6 pontos de vantagem para o Zagreb. Com 13 vitórias e 3 empates nas primeiras 16 rodadas, caminha para a conquista do inédito título nacional.

Mas, apesar da sequência de vice-campeonatos, a passagem de Moisés pelo país que fez parte da antiga Iugoslávia esteve longe de ser ruim. Muito pelo contrário.

O brasileiro levantou em 2014 os troféus da Copa da Croácia, o segundo título mais importante de lá, e também da Supercopa.

Contratado da Portuguesa após o polêmico rebaixamento do clube paulista no Campeonato Brasileiro de 2013, Moisés disputou 62 partidas oficiais pelo Rijeka, marcou 12 gols e deu sete assistências.

Só não atuou mais devido a uma contusão no joelho que o tirou de ação durante toda a segunda metade da temporada 2014/15.

Treinado durante toda sua passagem pela Europa por Matjaz Kek, que dirigiu a Eslovênia na Copa do Mundo de 2010, aprendeu na Croácia a ser um meia completo, igualmente marcador e criador de ações ofensivas.

Vale lembrar que o país é um celeiro de jogadores com essas características, como Luka Modric, Mateo Kovacic (ambos do Real Madrid), Ivan Rakitic (Barcelona) e Marcelo Brozovic (Inter de Milão).

E, neste domingo, Moisés pode enterrar de vez a fama de vice que construiu na Croácia. Basta um empate do Palmeiras contra a Chapecoense (ou qualquer resultado diferente da vitória do Santos ante o Flamengo) para o meia se tornar campeão brasileiro com uma rodada de antecedência.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Jogador mais caçado da Champions é brasileiro… e não é o Neymar
Brasileiro é suspenso por 9 meses por agredir bandeirinha em Portugal
– 6 brasileiros que são os reforços mais caros da história de clubes europeus
– 5 brasileiros reservas na Europa para reforçar seu time em 2017

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.