Topo

Rafael Reis

Do Qatar ao Bangu: onde estão os gringos que defenderam o Botafogo

Rafael Reis

24/11/2016 13h00

A série "Por onde andam 5 estrangeiros inesquecíveis" mostra os paradeiros dos gringos que, para o bem ou para o mal, destacaram-se nos últimos anos vestindo as camisas dos 12 maiores clubes do Brasil.

Neste oitavo episódio, listamos 5 nomes nascidos fora do Brasil que estão na história do Botafogo e continuam em atividade.

Na sexta-feira, será a vez de apresentarmos os estrangeiros do Atlético-MG.

SEBASTIÁN ABREU
Atacante
40 anos
Uruguaio
No Botafogo: De 2010 a 2012
Bangu (RJ)
Loco Abreu
Ídolo da torcida botafoguense pela qualidade técnica e o comportamento ímpar para um jogador de futebol, personificados na sua mais que tradicional cavadinha nas cobranças de pênalti, Loco passou por cinco clubes diferentes e chegou até a jogar em El Salvador antes de acertar duas semanas atrás a volta ao Rio de Janeiro. O veterano uruguaio será a principal atração do Bangu no Estadual de 2017.

GERMÁN HERRERA
Atacante
33 anos
Argentino
No Botafogo: De 2010 a 2012
Rosario Central (ARG)
Herrera
Apelidado de "Quase-Gol" e com passagens também por Grêmio, Corinthians e Vasco, o argentino formou uma empolgante dupla de ataque com Loco Abreu e conquistou o Estadual do Rio de 2010 pelo Botafogo. Em janeiro, retornou para a Argentina e para Rosario Central, clube onde iniciou a carreira. Depois de ser titular durante praticamente toda a campanha na Libertadores, perdeu a posição no time com a contratação do colombiano Teo Gutiérrez.

PABLO ZEBALLOS
Atacante
30 anos
Paraguaio
No Botafogo: 2014
Al-Wakrah (QAT)
Zeballos
Parte do elenco do Botafogo que foi rebaixado para a segunda divisão do Brasileiro em 2014, o paraguaio teve um bom início no clube, mas depois perdeu espaço e desapareceu do time. De volta ao Paraguai, passou por três times diferentes (Olimpia, Libertad e Sportivo Luqueño) até ser emprestado ao futebol do Qatar. No Al-Wakrah, apesar de não ser titular absoluto, é o artilheiro do clube no Nacional.

CACHITO RAMÍREZ
Meia
32 anos
Peruano
No Botafogo: 2014
Alianza Lima (PER)
Ramirez
Também lembrado por suas passagens por Corinthians e Ponte Preta, é outro que participou da campanha do rebaixamento do Botafogo em 2014. Após ficar desempregado por oito meses no ano passado, voltou ao Peru e defendeu o Universidad San Martín. Em janeiro, acertou com o Alianza Lima, um dos principais clubes do seu país. Vive um incômodo jejum de gols e não balança as redes há quatro meses.

MARIO BOLATTI
Volante
31 anos
Argentino
No Botafogo: 2014
Belgrano (ARG)
Bolatti
Contratado com o status de um jogador com passagem pela seleção de Messi e por times importantes da Europa, como Porto e Fiorentina, o volante fracassou no Internacional e também no Botafogo, os dois times que defendeu no futebol brasileiro. Sem espaço por aqui, ficou parado por cinco meses no ano passado até assinar com o Belgrano, antepenúltimo colocado no Campeonato Argentino.


Mais de Cidadãos do Mundo

Diego Costa entra no top 10 da Chuteira de Ouro; russo ainda lidera
Acertar o gol é fácil? CR7 sofre com mira ruim na Champions
De Pelé a Weah: os 7 negros que mudaram o futebol mundial
Gringos ex-Vasco estão "perdidos" na Suécia, Malta e Chipre; veja

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.