Topo

Rafael Reis

Para não perder Milan e Inter, San Siro pode virar "dois estádios"

Rafael Reis

19/11/2016 06h00

Milan e Inter de Milão se enfrentam neste domingo pela 13ª rodada do Campeonato Italiano. Como sempre acontece há quase 70 anos, o clássico será disputado no estádio Giuseppe Meazza, o San Siro.

Mas, pode ser que em breve o Dérbi dela Madonnina mude de endereço.

Os dois clubes têm planos de construir estádios próprios e deixar de lado a arena pública que hoje eles chamam de casa.

San Siro

Só que para não perder seus rentáveis inquilinos e ver o San Siro se transformar em um elefante branco, a prefeitura de Milão planeja realizar mudanças estruturais em um dos mais importantes centros esportivos da Itália.

A ideia apresentada pelo prefeito Giuseppe Sala é bastante radical: fazer do Giuseppe Meazza praticamente dois estádios diferentes, um para quando o Milan joga em casa, e outro para as partidas da Inter de Milão como mandante.

"O que não funciona é apenas mudar a decoração semana após semana, dependendo de qual time joga lá. O estádio precisa ser dividido, ter duas entradas separadas, dois espaços para camarotes, duas salas de imprensa", disse o político, ao "Sky Sports".

O objetivo de Sala é permitir que Milan e Inter possam ganhar dinheiro com a venda de espaços para eventos corporativos e aluguéis de camarotes mesmo atuando em um estádio que não lhes pertence.

É justamente o potencial de faturamento de uma casa própria, exposta para a Itália toda desde que a Juventus inaugurou sua arena, em 2011, que motiva os dois clubes a sonharem com um novo estádio.

O Milan chegou a alugar um terreno próximo da sede do clube e apresentou à imprensa no ano passado a maquete de uma arena para 48 mil pessoas. O preço da obra, aproximadamente 350 milhões de euros (quase R$ 1,3 bilhão), deu uma esfriada no andamento do projeto.

Já a Inter, apesar de falar sobre uma possível mudança de ares há mais tempo que o rival, ainda não apresentou nenhuma ideia concreta de novo estádio. O problema, claro, é o dinheiro.

"Sou pessimista em relação às chances de um outro estádio na cidade. É claro que San Siro precisa de injeção de algum dinheiro, mas não tanto quanto o necessário para a construção de uma outra arena", completou o prefeito de Milão.


Mais de Clubes

– O que a milionária investida da Red Bull no futebol já conseguiu em campo
– Gigantes da Espanha não ficam sem brasileiros há 20 anos; veja outros times
– Como técnico italiano e David Luiz construíram a melhor defesa da Europa
– Ingresso da Champions pode ser mais barato que do Brasileiro; veja preços

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.