Topo

Rafael Reis

Por que esses 5 jogadores sul-americanos estão na mira de times brasileiros

Rafael Reis

16/11/2016 06h00

Destaques do futebol sul-americano são alvos costumeiros dos clubes brasileiros na hora de montarem seus elencos para a próxima temporada.

A diferença de poderio econômico entre os clubes do futebol pentacampeão mundial e os do restante do continente, como Argentina, Chile e Colômbia, explicam a facilidade que os brasileiros têm de contratar nos países vizinhos.

Em resumo, jogadores do restante da América do Sul são mais baratos na hora de contratar e também recebem salários menores que os brasileiros.

Conheça agora cinco sul-americanos que estão na lista de desejos de times daqui para o próximo ano e entenda o porquê de eles serem tão desejados.

MIGUEL BORJA
Atacante
23 anos
Colombiano
Atlético Nacional (COL)
Miguel Borja
Sonho do Palmeiras para substituir Gabriel Jesus em 2017, Borja foi o destaque da reta final da campanha vitoriosa do Atlético Nacional na Libertadores. Apesar de ter disputado apenas os últimos quatro jogos da competição, marcou cinco gols, só quatro a menos do que o artilheiro, Calleri. Goleador do Campeonato Colombiano no primeiro semestre, disputou os Jogos Olímpicos do Rio, acabou de estrear na seleção principal e já fez 39 gols em 2016. "Miguel Ángel Borja é um homem nascido para o gol", define o jornalista colombiano Jesús Miguel de la Hoz, do jornal "El Espectador".

ALEJANDRO GUERRA
Meia
31 anos
Venezuelano
Atlético Nacional (COL)
Guerra
Meio-campista clássico, com estilo e futebol de camisa 10, o cérebro do Atlético Nacional na conquista da Libertadores reúne características que tanto encantam torcedores e dirigente de clubes brasileiros. Não à toa, Palmeiras, Flamengo e Santos andaram buscando informações sobre como tirá-lo do futebol colombiano depois do Mundial de Clubes. Revelação tardia e eleito para a seleção da última Libertadores, o já trintão meia tem 8 gols em 28 partidas na temporada, uma marca considerável para sua posição. "Quando os colombianos têm a bola, Guerra funciona como o criador e é o jogador que dá os passes claros para os companheiros ficarem em condição de finalizar", afirma o venezuelano Gabriel López, do blog "La Pizarra del DT".

MIGUEL TRAUCO
Lateral esquerdo
24 anos
Peruano
Universitario (PER)
Trauco
Talvez a principal novidade do futebol peruano em 2016, o lateral esquerdo do Universitario voltou à seleção depois de dois anos de ausência e virou dono da posição. Em junho, foi oferecido ao Atlético-MG para ser o substituto de Douglas Santos, mas a negociação não evoluiu. Agora, de acordo com a imprensa local, já acertou contrato com o Flamengo. O técnico Zé Ricardo disse não saber sobre a contratação, mas em entrevista ao jornal "Depor", do Peru, mostrou conhecer muito bem o possível reforço. "Miguel Trauco tem demonstrado uma boa leitura do jogo ofensivo e defensivo. É um atleta com boa pegada. Tem muito futuro, pois é um jovem de valor que seguirá crescendo."

CARLOS AUZQUI
Meia-atacante
25 anos
Argentino
Estudiantes (ARG)
Auzqui
Jogador revelado nas categorias de base do Estudiantes de la Plata, o meia-atacante argentino vive, em seu oitavo ano como profissional, a melhor fase da carreira. Prova disso é que, apesar de só ter atuado oito vezes, a temporada 2016/17 do Campeonato Argentino já é aquela em que mais balançou as redes: quatro vezes. O bom momento do jogador no líder da competição fez a imprensa local publicar que Auzqui está na mira do Botafogo para o próximo ano.

RÓBINSON APONZÁ
Meia-atacante
27 anos
Colômbia
Alianza Atlético (PER)
Aponza
Artilheiro do Campeonato Peruano, com 24 gols, pelo modesto Alianza Atlético, Aponzá é um daqueles peregrinos do futebol que explode quando menos se espera. O jogador, que já passou por América de Cali, Olimpia e Cortuluá, entre outros, é uma opção ofensiva barata para os clubes brasileiros, já que fica sem contrato no fim do ano e atua em uma das ligas mais pobres do continente. A situação despertou o interesse do Botafogo, que está analisando o colombiano. Aponzá ficou famoso no exterior ao tentar imitar o pênalti curto cobrado por Messi e Suárez no Barcelona. Mas seu companheiro que recebeu o passe acertou a trave.


Mais de Cidadãos do Mundo

5 triângulos amorosos que abalaram o futebol mundial
Paraguai, Inglaterra e Chile: onde estão gringos que jogaram no São Paulo
Índia, EUA e Barcelona: onde estão os gringos que passaram pelo Corinthians
Emirados, Paraguai e Sérvia: onde estão gringos que passaram pelo Palmeiras

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.