Topo

Rafael Reis

Folclórico japonês e goleiro Henao: onde jogam hoje 5 gringos ex- Santos

Rafael Reis

16/11/2016 13h00

A série "Por onde andam 5 estrangeiros inesquecíveis" mostra os paradeiros dos gringos que, para o bem ou para o mal, destacaram-se nos últimos anos vestindo as camisas dos 12 maiores clubes do Brasil.

Abrindo a segunda semana do projeto, o quarto episódio lista 5 nomes nascidos fora do Brasil que estão na história do Santos e continuam em atividade.

Na quinta-feira, será a vez de apresentarmos os estrangeiros do Flamengo.

KAZU MIURA
Atacante
49 anos
Japonês
No Santos: 1986 e 1990
Yokohama FC (JAP)
Kazu 2
O maior ícone da longevidade no futebol mundial foi o primeiro japonês a jogar no Brasil e iniciou sua carreira profissional no Santos, três décadas atrás. Aos 49 anos, segue em atividade e quebrando recordes. Com a camisa do Yokohama FC, time da segunda divisão que defende desde 2005, Kazu Miura estabeleceu em agosto a marca de jogador mais velho a marcar um gol no futebol profissional do Japão –o recorde anterior já era dele. Em meio à carreira que nunca acaba, o atacante já disputou até um Mundial de futsal, em 2012.

JUAN CARLOS HENAO
Goleiro
44 anos
Colombiano
No Santos: 2005
Once Caldas (COL)
Henao
Outro símbolo de uma carreira longa e vitoriosa, o goleiro que fracassou no Santos em 2005, depois de conquistar a Libertadores pelo Once Caldas, está nos últimos passos de sua carreira. De volta à equipe colombiana onde foi (e ainda é) ídolo, Henao já anunciou que irá se aposentar no fim deste ano. Aos 44 anos, ainda mantém o visual pouco ortodoxo que sempre o definiu, com cabelos longos e calções curtos e apertadíssimos.

BREITNER
Meia
27 anos
Venezuelano
No Santos: De 2002 a 2014
União da Madeira (POR)
Breitner
Iniciou a carreira ao lado de Ganso e Neymar no profissional do Santos, mas não teve tanto espaço na equipe adulta quanto os hoje jogadores de Sevilla e Barcelona, respectivamente. Nascido na Venezuela, mas crescido no Brasil, Breitner foi emprestado para vários clubes até se mudar em 2015 para a terra de Cristiano Ronaldo e defender o União da Madeira, clube patrocinado pelo Museu CR7 rebaixado na temporada passada para a segunda divisão portuguesa.

WÁLTER MONTILLO
Meia
32 anos
Argentino
No Santos: 2013 e 2014
Shandong Luneng (CHN)
Montillo
Um dos estrangeiros de maior sucesso no futebol brasileiro nos últimos anos, o meia argentino foi um dos tantos que aproveitaram o boom de interesse da China pelo futebol para ganhar muito dinheiro. O ex-santista mudou-se em 2014 para o Shandong Luneng, clube pelo qual ganhou a Copa da China naquele ano. Com contrato até janeiro, Montillo não planeja retornar à Ásia depois das férias, tanto que chegou a publicar uma carta de despedida aos torcedores do Shandong.

EZEQUIEL MIRALLES
Atacante
33 anos
Argentino
No Santos: 2012 e 2013
Liniers (ARG)
Miralles
Campeão da Recopa Sul-Americana pelo Santos em 2012, o atacante argentino esteve longe de ser dos jogadores mais queridos pelo torcedor durante sua passagem pela Vila Belmiro e foi liberado pelo clube antes mesmo do final do seu contrato. Já veterano, Miralles praticamente encerrou a carreira em alto nível ao deixar o Huracán, no meio do ano, para jogar no Club Atletico Liniers, da quarta divisão argentina, onde atuou na adolescência.


Mais de Cidadãos do Mundo

5 triângulos amorosos que abalaram o futebol mundial
Paraguai, Inglaterra e Chile: onde estão gringos que jogaram no São Paulo
Índia, EUA e Barcelona: onde estão os gringos que passaram pelo Corinthians
Emirados, Paraguai e Sérvia: onde estão gringos que passaram pelo Palmeiras

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.