Topo

Rafael Reis

Gigantes da Espanha não ficam sem brasileiros há 20 anos; veja outros times

Rafael Reis

14/11/2016 06h00

Neymar, Ronaldinho, Ronaldo, Daniel Alves, Rivaldo, Marcelo, Roberto Carlos, Robinho, Kaká. São tantos os brasileiros que passaram por Real Madrid e Barcelona nos últimos tempos que até parece os dois gigantes do futebol espanhol sempre usaram pé-de-obra brazuca em seus times.

Mas é óbvio que não é bem assim. Só que a última vez que catalães e madrilenos passaram uma temporada completar sem escalar um único jogador brasileiro já faz tempo, bastante tempo.

Roberto Carlos

O último elenco sem brasileiros das duas equipes foi visto na mesma temporada, 1995/96, curiosamente uma das raras vezes em que ambas deixaram escapar o título espanhol –o Atlético de Madri se sagrou campeão.

Na temporada seguinte, o Real contratou Roberto Carlos, que faria história em sua lateral esquerdo, e Zé Roberto, hoje no Palmeiras. Já o Barça foi buscar um garoto ainda conhecido como Ronaldinho, que se tornaria o fenômeno, e também o meia Giovanni, que era do Santos.

Era o início de uma sequência de duas décadas ininterruptas de presença constante de representantes do futebol brasileiro vestindo duas das camisas mais cobiçadas do planeta. E uma série que não dá nenhum sinal de que irá acabar em breve.

Atualmente, o Real conta com três brasileiros em seu elenco principal, o lateral direito Danilo, o lateral esquerdo Marcelo e o volante Casemiro, além do zagueiro Pepe, que nasceu em Alagoas, mas adotou cidadania portuguesa.

O Barcelona não fica atrás. Tem o meia o Rafinha, o atacante Neymar e o zagueiro Marlon, emprestado pelo Fluminense, que, apesar de pertencer oficialmente ao time B, já tem ficado no banco da equipe principal.

Entre os principais clubes do futebol europeu na atualidade, os dois gigantes da Espanha estão entre aqueles que não abrem mão de contar com jogadores brasileiros há mais tempo. Confira abaixo.

A última temporada sem brasileiros dos grandes europeus
Roma – 1989/90
Barcelona – 1995/96
Real Madrid – 1995/96
Milan – 1996/97
Inter de Milão – 1996/97
Bayern de Munique – 1996/97
Atlético de Madri – 2005/06
Liverpool – 2005/06
Paris Saint-Germain – 2006/07
Chelsea – 2006/07
Juventus – 2011/12
Manchester City – 2011/12
Arsenal – 2013/14
Borussia Dortmund – 2016/17
Manchester United – 2016/17


Mais de Clubes

– Como técnico italiano e David Luiz construíram a melhor defesa da Europa
– Ingresso da Champions pode ser mais barato que do Brasileiro; veja preços
– Cor de gramados gera desavença e faz clubes do Espanhol levarem bronca
– 7 times que ganharam competições europeias e depois "sumiram"

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.